Coronavírus

Novos passageiros são retirados de navio retido no Porto do Recife por causa do coronavírus

A previsão é de que, até o fim deste sábado (21/3), 442 passageiros e tripulantes – dos 600 embarcados – tenham deixado o cruzeiro

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/03/2020 às 16:21 | Atualizado em 21/03/2020 às 16:42
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
A viagem em um navio de cruzeiro apresenta uma combinação única de preocupações com a saúde - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

A retirada dos passageiros do navio Silver Shadow, retido no Porto do Recife desde 12 de março por causa de dois casos confirmados do novo coronavírus entre turistas, teve continuação neste sábado (20). Mais 32 pessoas foram encaminhadas para seis países de origem – o navio reúne passageiros e tripulantes de 18 nacionalidades. A embarcação, que fazia um cruzeiro, está em quarentena.

Pela manhã, às 8h, o governo de Pernambuco coordenou a transferência de 22 canadenses para o Aeroporto Internacional do Recife, localizado na Zona Sul da cidade. O grupo seguiu para Toronto, no Canadá. Às 15h foi a vez de um segundo grupo, com dez pessoas, deixar o navio e a capital pernambucana. Os passageiros e tripulantes foram levados de ônibus e escoltados até o aeroporto. O primeiro grupo embarcou às 11h30. E, o segundo, segue às 17h em dois voos distintos que terão como destino final o Uruguai e o México.

A operação, coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), teve início na sexta-feira (20/03), quando 205 passageiros foram trasladados, e prosseguirá até a retirada total dos ocupantes do cruzeiro. No fim deste sábado, a previsão é de que 237 turistas tenham saído do navio – no total, 600 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estavam na embarcação.

Segundo o governo de Pernambuco, a transferência segue regras de segurança, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizando avaliação clínica prévia de todas as pessoas que deixarão o Silver Shadow. A operação conta com a integração de diversos órgãos federais, estaduais e municipais, além da Silversea, empresa proprietária do navio, da administração do Aeroporto Internacional do Recife e das embaixadas e consulados dos países de origem de passageiros e tripulantes. Estão sendo utilizados ônibus e caminhões de carga para transportar as pessoas e suas bagagens. Todos os 120 profissionais envolvidos no procedimento utilizam equipamentos de proteção individual e atendem a normas sanitárias para evitar contaminação pela covid-19.

Casos no Brasil e em Pernambuco

Na última sexta-feira (20), no Brasil, o balanço do Ministério da Saúde confirmou 904 casos, além de 11 óbitos em decorrência da doença. Já em Pernambuco, o Governo de Pernambuco, em coletiva de imprensa, anunciou que o Estado já conta com 31 casos confirmados do novo coronavírus e uma caso com cura clínica.

 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
CRESCIMENTO Obra deve facilitar a navegação e chegada de navios de maior tonelagem no Recife - FOTO:TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
CRUZEIROS Entre 2022 e 2023, oito navios devem navegar por 160 roteiros - FOTO:TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias