COVID-19

Suspensão do São João e diminuição da frota de ônibus. Veja as medidas de Petrolina para conter o coronavírus

As medidas começam a valer a partir desta terça (24)

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 23/03/2020 às 21:32 | Atualizado em 23/03/2020 às 21:48
Felipe Jordão/JC Imagem
Miguel Coelho reforçou medidas preventivas no município - FOTO: Felipe Jordão/JC Imagem

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou medidas mais restritivas para a cidade, numa coletiva de imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede da prefeitura do município, para a contenção da pandemia do novo coronavírus. Lá, o primeiro caso da covid-19 foi confirmado nesta segunda. Outros 14 casos estão em monitoramento. Entre as medidas restritivas anunciadas por Coelho estão a suspensão do São João de Petrolina e a diminuição da frota de ônibus. As medidas começam a valer a partir desta terça-feira (24).

>> "Todos nós temos que colaborar", diz João Carlos Paes Mendonça sobre pandemia de coronavírus

>> Número de casos confirmados de coronavírus no mundo ultrapassa os 330 mil

>> Brasil tem 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e 34 mortes

>> Coronavírus: Veja o que pode funcionar no comércio de Pernambuco

>> Coronavírus: 87,5% dos pacientes internados em Pernambuco estão em hospital privado

Confira as novas medidas para o município de Petrolina:

Decreto 18 (Medidas restritivas)

  • Suspensão das gratuidades do transporte coletivo;
  • Suspensão do vale estudantil;
  • Suspensão do vale transporte do servidor público municipal que não esteja trabalhando na 'linha de frente' do combate à covid-19 (saúde, social, segurança e educação);
  • Suspensão dos velórios.

Decreto 19 (Economia do dinheiro público)

  • Suspensão de todos os contratos da administração direta e indireta, por 90 dias, podendo ser prorrogada. Só serão mantidos os contratos que têm convênio com o Governo do Federal ou do Estado ou os que já têm o financiamento confirmado;
  • Suspensão dos eventos que contem com a participação, patrocínio ou que sejam realizados pala Prefeitura, entre eles, o São João de Petrolina. A verba será destinada às seguintes áreas: saúde, social e segurança.

Além das medidas restritivas e econômicas, Miguel Coelho anunciou a publicação do termo de compromisso para as pessoas que desejam ser voluntárias para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. O termo vai ser disponibilizado em breve, no site da Prefeitura de Petrolina. Miguel também pediu para a população doar sangue para o Hemope. "É óbvio que o foco está todo direcionado para esse problema do coronavírus, mas todas as outras doenças continuam existindo aqui em Petrolina, então a gente precisa continuar ajudando os bancos de sangue, que sofreram uma grave queda na sua arrecadação por conta do receio das pessoas de irem, mas é totalmente seguro e 100% limpo", afirmou.

Medidas do Governo de Pernambuco

Ainda na coletiva, o prefeito destacou a importância das medidas adotadas pelo Governo do Estado, como, por exemplo, a proibição de reuniões com mais de 10 pessoas e circulação de mototaxistas. "É para o bem comum, para o bem da sociedade", disse.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

 

Comentários

Últimas notícias