As obras do programa Calçada Legal, da Prefeitura do Recife, seguem acontecendo na Rua Odorico Mendes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte da capital pernambucana, mesmo após recomendação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde para que as pessoas permaneçam em casa, devido à pandemia do novo coronavírus. Na última sexta-feira (20), o governador Paulo Câmara anunciou a suspensão de obras da construção civil, a partir do domingo (22). Sobre os serviços públicos, o gestor deixou a cargo dos entes federativos, como a União e os municípios, dependendo de quem fosse responsável pela obra.
Na manhã desta terça-feira (24), foi possível observar diversos trabalhadores na obra, em diversos pontos do bairro de Campo Grande. O serviço teve início em janeiro deste ano, incluindo a Rua Odorico Mendes e a Estrada de Belém, em Campo Grande, além do Largo da Encruzilhada, no bairro de mesmo nome. O investimento inicial foi de R$ 5 milhões. A obra contempla a pavimentação de calçadas, construção de rampas de acessibilidade e preservação dos passeios históricos.
Em nota, a prefeitura do Recife justificou os trabalhos. "O Decreto Estadual 48.434 prevê a manutenção das obras públicas. Os funcionários ligados a estes serviços têm recebido orientações em relação à prevenção e cuidados de higiene para o combate à disseminação do novo Coronavírus", finaliza o documento.
Pernambuco fechou comércio, serviços e construção civil
O Governo de Pernambuco anunciou, na última sexta-feira (20), o fechamento de todo comércio, serviços e construção civil, a partir de domingo (22). Supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos. Além desses estabelecimentos, continuam a funcionar obras e serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet.
Comentários