AGLOMERAÇÃO

Mesmo com proibição do Governo de Pernambuco, ônibus continuam lotados no Grande Recife

No Terminal Integrado de Passageiros da Joana Bezerra, a equipe do JC presenciou a superlotação nos coletivos

Manuela Figuerêdo Thalis Araújo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Thalis Araújo
Publicado em 25/03/2020 às 0:32 | Atualizado em 25/03/2020 às 0:41
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Passageiros de ônibus, no Terminal Integrado de Passageiros da Joana Bezerra, continuam amontoados nas paradas, mesmo após a proibição por conta do coronavírus, e os coletivos estão saindo com pessoas em pé. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

A população do Grande Recife não obedeceu à portaria extraordinária que foi anunciada pelo Governo de Pernambuco, nesta terça-feira (24), que determinava que os ônibus circulassem com os passageiros, de preferência, sentados e proibia a aglomeração das pessoas nos Terminais Integrados (TIs). A reportagem do Jornal do Commercio foi até o Terminal Integrado de Passageiros da Joana Bezerra para averiguar como estava a movimentação por lá e constatou muita gente estava no local. E, como sempre, os ônibus estavam superlotados. A medida divulgada pelo governo estadual faz parte do pacote de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

>> Coronavírus: saiba como se inscrever na seleção da Secretária de Saúde de Pernambuco; salários chegam a R$ 7,5 mil

>> Segundo estudo, Brasil tem 11 vezes mais casos de coronavírus do que o registrado

>> Drive-thru, vacina em casa e mais; Por causa do coronavírus, veja como funciona vacinação contra a gripe no Grande Recife

A portaria restritiva entende por 'aglomeração' quando mais de 30 passageiros ficam em uma fica para ônibus convencionais. Para BRTs ou veículos articulados, mais de 45 pessoas já formam um 'acúmulo'. De acordo com a portaria, as empresas de ônibus do STPP/RMR devem adotar todas as providências para evitar o acúmulo de passageiros nas filas, que deverão resguardar a distância mínima de um metro e meio entre os usuários. Com isso, as empresas terão que disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros (integrados, miniterminais) ou nas garagens.

O documento foi assinado pelos secretários Marcelo Bruto (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e André Longo (Saúde), e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), Erivaldo Coutinho. A fiscalização vai ser intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus, com o apoio da Polícia Militar. O Grande Recife, junto com as Secretarias, reforçam a ordem para que os usuários do transporte público utilizem o serviço sentados e mantenham a distância necessária nas filas de espera.

Confira a linha do tempo do coronavírus em Pernambuco

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias