Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, se encontra desocupada, visto que o município decretou a interdição total das praias, rios e mangues. Além disso, práticas esportivas e atividades de lazer também estão proibidas.
- Praia de Boa Viagem, no Recife, tem cenário diferente após restrições por coronavírus
- Novo coronavírus não impediu população de ir à praia no Recife neste domingo
- Coronavírus: em Ipojuca, banho de mar é proibido por meio de decreto municipal
- Coronavírus: praias e ruas desertas preocupam pescadores e comerciantes no Litoral Norte
As informações sobre as proibições estão sendo feitas por meio de avisos sonoros em todas as praias. Quem desobedecer o decreto, que conta com a fiscalização de salva-vidas, guardas municipais e agentes de controle urbano, pode ser detido e encaminhado à delegacia.
Para a empresária Lúcia Barreto, a medida estabelecida pelo município é espetacular, já que para ela, a sociedade vive em um momento de guerra. “Essa é uma oportunidade da gente se reconhecer diante de uma tragédia. Sabemos que a praia de Porto de Galinhas é muito querida, mas agora não pode haver aglomeração”, disse.
Trabalhadores informais
O baixo movimento de turistas em Ipojuca tem sido motivo de preocupação para os trabalhadores informais. A artesã Camila Rafaela Baron, disse que sua renda diária provém das vendas de produtos nas ruas, que agora se encontram vazias. “Tá muito difícil, estou fazendo um apelo para que a população nos ajude, esse é o momento de usar a compaixão, já que não tenho como trabalhar”, pontuou.
O secretário de Turismo de Ipojuca, Walewsky Lima, informou que a medida gera um impacto em mais de 20 mil trabalhadores ligados ao turismo, no entanto é importante manter o controle emocional e mostrar às pessoas a necessidade do apoio coletivo.
“Temos o sentimento de cuidado e esperança para com as pessoas, por isso pedimos para que elas fiquem em casa que vamos vencer essa batalha”, declarou.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários