De um lado, o comércio e os equipamentos para atividade física fechados. Quiosques, parquinhos, quadras de tênis, futebol e basquete, além de barraquinhas. Todos estavam sem funcionar na manhã desta domingo (22), na praia de Boa Viagem, que fica na Zona Sul do Recife, seguindo a determinação do Governo do Estado, como uma das maneiras de conter o avanço do novo coronavírus. Do outro, muitas pessoas praticando exercícios, pescando, tomando banho de sol e de mar.
Apesar de não ser proibido ir à praia, a recomendação das autoridades de saúde é permanecer em casa, visto que o novo coronavírus é transmitido através de gotículas de saliva e do contato com outras pessoas e superfícies contaminadas. Alguns banhistas, assim como aconteceu nesse sábado (21), também se aventuraram a tomar banho de mar. O tenente-coronel Elton Moura, do Corpo de Bombeiros, diz que a atividade não está proibida. "A proibição está em realizar atividades esportivas e se aglomerar em determinados locais, além do comércio. Mas o banho está liberado", relatou.
Uma das pessoas que se arriscou a sair de casa foi o policial Denis Francesco, de 55 anos. Ele conta que faz parte de sua rotina ir à praia de Boa Viagem antes de ir trabalhar. "Eu geralmente faço este trajeto antes de pegar no serviço. Não estou com medo do coronavírus, estou tomando os cuidados. Eu estou andando equipado na minha moto, com álcool em gel. E assim que entro em casa vou direto para o banho", explica.
Outra pessoa que frequenta Boa Viagem aos domingos é o vigilante Valmir Nestor, de 48 anos. "Estou com um pouco de medo, mas vim mesmo assim. Estou tomando cuidados, lavei as mãos com água e sabão antes de sair de casa e vou lavar quando voltar. Eu não saio muito de casa, por isto resolvi vir, mas tentei ficar afastado das pessoas. Vim para aproveitar a folga", disse o homem, enquanto saía do mar.
Nesse sábado, o JC já havia alertado sobre os perigos de ir à praia neste período de isolamento social. "Temos que lembrar que o coronavírus é um vírus de via aérea. Ele passa muito fácil de uma pessoa para outra. A doença, normalmente, ocasiona um quadro de síndromes gripais comuns. Mas não é todo mundo que terá a sorte de ter um quadro leve. Por isso, temos uma responsabilidade muito grande conosco e com o outro, já que não sabemos como o vírus irá se comportar em cada corpo", explica o médico infectologista Gabriel Serrano.
Governo pede à população que não vá às praias
Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (20), o governo do Estado voltou a fazer um apelo à população para que não saísse de casa. "Precisamos nesse momento que o maior número de pessoas fique em casa, para que tenhamos o mínimo de contato social. Estamos trabalhando também em uma série de ações para ampliar a rede de atendimento, como já anunciamos os mil novos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19", comentou o governador Paulo Câmara.
Brasil tem 1.128 casos confirmados de coronavírus com 18 mortes
O Ministério da Saúde informou em um novo balanço, neste sábado (21), que o número de casos confirmados da covid-19 (novo coronavírus) é de 1.128 no Brasil. Ainda segundo o Ministério, são 18 mortos ao todo. Os óbitos foram em São Paulo (15) e no Rio de Janeiro (2). Em Pernambuco, são 33 casos novos da doença, sendo que o Estado anunciou mais dois casos da doença.
Comentários