VACINAÇÃO

Vacinação contra a gripe vai ser retomada nesta sexta-feira (27), no Recife

Recife vai receber 46 mil doses da vacina contra a Influenza

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 26/03/2020 às 22:06
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Campanha de vacinação para idosos e profissionais da saúde no Recife - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Depois da suspensão por um dia, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, da Prefeitura do Recife, vai ser retomada nesta sexta-feira (26). O município vai receber mais 46 mil doses da vacina para os idosos e profissionais de saúde. Nos três primeiros dias, 130 mil pessoas foram vacinadas.

>> Mais de 50 mil pessoas são vacinadas no Recife no 1º dia de campanha contra gripe

>> Drive-thru, vacina em casa e mais; Por causa do coronavírus, veja como funciona vacinação contra a gripe no Grande Recife

A Secretaria de Saúde do Recife vai fazer a vacinação dos idosos apenas nos dois pontos da campanha, no esquema de drive thru, que é quando a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para ser imunizada. Os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados apenas nas unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A vacinação acontece das 9h às 17h.

 

Assim como foi feito na última quarta (25), haverão drive thrus exclusivamente para as pessoas idosas no RioMar Recife, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. Os dois pontos montados para evitar aglomeração são fruto de uma parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Foi suspensa a vacinação dos idosos nas escolas e creches municipais nesta sexta, porque é o dia em que a Secretaria de Educação do Recife estará distribuindo cestas básicas para as famílias dos mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino, cujas aulas estão suspensas por causa do Plano Municipal de Contingência da Covid-19, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

>> Pernambuco tem 48 casos confirmados do novo coronavírus; 3 pessoas morreram vítimas da doença

>> Com 77 mortes, Brasil tem 2.915 casos de coronavírus 

Entre a última segunda (23) e a quarta (25), o Programa de Imunização do Recife vacinou mais de 50% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase da campanha, que vai até o dia 15. A Secretaria de Saúde acredita que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19. Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deverá enviar mais doses para garantir a vacinação do restante do público-alvo desta primeira etapa.

Outras etapas

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe é dividida em três etapas. A deste ano tem uma novidade: a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

 

Comentários

Últimas notícias