Dois dias após o início da Campanha de Vacinação contra gripe da Prefeitura do Recife, idosos e profissionais de saúde vão poder receber a dose, a partir desta quarta-feira (25), em esquema de drive-thru. Cerca de 110 mil pessoas já receberam a dose, que equivale a mais de 40% do grupo que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase. Para evitar aglomerações, Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) lembra que a vacinação desses grupos vai até o dia 15 de abril.
- Em tempos de coronavírus, isolamento social representa desafio para campanha de vacinação contra a gripe
- Coronavírus: gripe predomina entre os casos descartados de covid-19 em Pernambuco
- Por causa do coronavírus, drive-thru de vacinação contra gripe conta com grandes filas em Olinda
- Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá Aflitos como uma das sedes
- Coronavírus: Ministério recomenda adiar vacinação de crianças contra a gripe
Shopping Riomar
Parceiro da ação, o grupo JCPM disponibilizou uma parte do estacionamento do centro de compras, que está fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, para a imunização dos idosos.
O veículo deve acessar o shopping pelas cancelas principais, na Avenida República Árabe Unida, fazer o contorno próximo ao edifício-garagem e retornar sentido empresariais. O posto de vacinação estará no acesso à Diagmax.
Parque da Macaxeira
O drive thru também estará alocado no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e contará com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que disponibilizará um caminhão com gerador próprio, frigobar para conservação das doses e banheiro.
Postos volantes
Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a ação está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estarão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A lista de endereços está disponível neste link. Toda a vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Pernambuco tem cinco pessoas curadas do novo coronavírus
- Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos, diz oftalmologista
- Com 46 mortes, Brasil passa dos dois mil casos confirmados de coronavírus
- Coronavírus: "Vocês não são invencíveis", alerta secretário sobre risco da doença em jovens
- Coronavírus: "A retirada das crianças da escola foi uma medida muito acertada", reforça pediatra
Próximas etapas
Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.
Comentários