IMUNIZAÇÃO

Por falta de doses, campanha de vacinação contra a gripe é suspensa no Recife

Campanha será retomada quando o Ministério da Saúde enviar novas doses ao município

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 03/04/2020 às 20:56 | Atualizado em 03/04/2020 às 21:24
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
IMUNIZAÇÃO Após atraso não explicado, apenas metade das vacinas da Janssen chegam ao Brasil hoje - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe está suspensa no Recife. Acontece que, nesta sexta-feira (3), as quase 15 mil doses restantes da imunização foram aplicadas nos idosos e profissionais de saúde, o que acabou esgotando o estoque. Desde que começou a campanha, de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, quase 210 mil idosos e profissionais de saúde foram vacinados, um total que representa 85% do público-alvo que precisa receber a vacina nesta primeira fase, que vai até o dia 15 de março. Assim que chegarem as novas doses, o serviço vai ser retomado.

>> Drive-thru de vacinação contra gripe em idosos em mais um ponto no Recife

>> Veja como está a situação da vacinação contra gripe em cidades do Grande Recife

>> Filas grandes e muita espera nos pontos de vacinação drive-thru do Recife durante oitavo dia da Campanha Nacional contra Gripe

Das quase 15 mil doses aplicadas nesta sexta, mais de quatro mil foram aplicadas nas pessoas com mais de 60 anos nos pontos de drive thru montados no RioMar Recife, no Pina, e na Avenida Beberibe, no Arruda, para evitar aglomerações diante da pandemia de covid-19. Os drives foram fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), para que os idosos não precisassem descer do veículo para receber vacina. As outras doses foram aplicadas nas cerca de 150 unidades de saúde com sala de vacinação.

Caso hajam doses remanescentes nas unidades de saúde, poderão ser utilizadas na próxima segunda-feira (06). Os profissionais que não trabalham na unidade onde irão receber a vacina devem levar, além da carteira de vacinação e um documento de identificação, comprovante laboral, como crachá de trabalho, por exemplo.

A Secretaria de Saúde do Recife acredita que a procura dos idosos pela vacinação excedeu as expectativas, não só no Recife, mas em outras diversas cidades brasileiras, por causa da pandemia do novo coronavírus. Contudo, a Sesau reforça que a imunização não previne contra a covid-19, mas contra os três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B.

>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus

Próximas etapas

O Ministério da Saúde anunciou, nesta semana, a inclusão de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários como parte do grupo prioritário para vacinação na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que começa no dia 16 de abril. Até então, só estavam inclusos na segunda etapa as pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os profissionais das forças de segurança e salvamento, detentos e funcionários do sistema prisional, além dos adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa.

Na terceira fase da campanha, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, as gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias) e os professores, além das pessoas com deficiência e os adultos de 55 a 59 anos - ambos incluídos na vacinação a partir deste ano.

Comentários

Últimas notícias