SEMANA SANTA

Prefeitura do Recife intensifica fiscalização da venda de peixes e frutos do mar para a Semana Santa

Procura por pescados e frutos do mar aumenta durante esta época do ano

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 08/04/2020 às 17:19 | Atualizado em 08/04/2020 às 17:19
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A Operação Pescado teve início no fim de março e continua até a Sexta-feira Santa (10), em mercados públicos e supermercados da cidade - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A chegada da Semana Santa aumenta a procura por peixes e frutos do mar. Por conta disso, durante esta semana, a Vigilância Sanitária do Recife iniciou a Operação Pescado, que intensifica as ações educativas e de fiscalização da venda de peixes e outros frutos do mar. O trabalho da Vigilância Sanitária tem o objetivo de garantir a comercialização de alimentos que não apresentem risco à saúde do consumidor.

A Operação Pescado teve início no fim de março e continua até a Sexta-feira Santa (10), em mercados públicos e supermercados da cidade. As inspeções sanitárias voltadas especificamente para o comércio de peixes e frutos do mar estão levando em consideração as medidas preventivas que a população deve tomar para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com a Prefeitura do Recife, os comerciantes recebem orientações para a comercialização dos produtos alimentícios com segurança ao longo de todo o ano. Nesta época, porém, o reforço se faz necessário devido ao aumento do consumo de pescados. Durante as abordagens, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife falam dos cuidados com a manipulação e o armazenamento dos alimentos, com a higienização das bandejas para acondicionamento, com o gelo utilizado para resfriar o pescado, além de estarem dando orientações aos comerciantes e clientes para adoção de medidas que visem evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, nas inspeções, estão sendo entregues materiais educativos com medidas de prevenção para a covid-19 e outras infecções respiratórias. “Estamos reforçando a explicação sobre a forma correta de lavar as mãos, sobre a etiqueta respiratória e a importância de evitar aglomerações na hora da compra”, reforçou a gerente.

De acordo com as normas técnicas, as peixarias devem manter rigorosa higienização diária, assim como possuir locais apropriados e recipientes para recolher os detritos, que não podem ser jogados no chão ou permanecerem sobre as mesas. Os consumidores que observarem qualquer irregularidade no comércio de peixes e frutos do mar podem ligar para o telefone 3355-1878 para denunciar e solicitar fiscalização da Vigilância Sanitária do Recife.

Comentários

Últimas notícias