religião

Por causa do coronavírus, tradicional missa da Festa da Pitomba será transmitida pelas redes sociais

A missa, que costumava ser campal, no alto do Monte Guararapes, será celebrada dentro do santuário de Nossa Senhora dos Prazeres

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/04/2020 às 10:49 | Atualizado em 16/04/2020 às 12:01
Chico Bezerra/PJG
Com as orientações de isolamento e distanciamento social, este ano a Festa da Pitomba vai ser diferente - FOTO: Chico Bezerra/PJG

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, conhecida por muitos como Festa da Pitomba por conta da safra e venda do fruto, chega este ano à sua 363ª edição. Entretanto, com a pandemia do coronavírus, este ano a celebração vai ser diferente: nada de parque, barraquinhas e shows. O novenário foi cancelado. A missa, que costumava ser campal, no alto do Monte Guararapes, será celebrada dentro do santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, sem a presença dos fiéis.

» Grande Recife tem ruas mais vazias neste domingo de Páscoa

» "O que importa não é a igreja vazia", diz Dom Fernando Saburido

Como nos últimos anos, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido vai presidir a missa, na segunda-feira da segunda semana da Páscoa, 20 de abril, às 16 horas. “Eu me sinto muito feliz em participar, todos os anos, dessa que é uma das maiores festas marianas de nossa Arquidiocese”, disse o arcebispo. “A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres é muito forte e, nesse momento em que todos precisam ficar em casa, queremos que todos comemorem e festejem esse dia com muito fervor, por isso decidimos transmitir a celebração desse ano”, explicou.

Milhares de pessoas participam, todos os anos, da festa. O santuário fica lotado durante o novenário e as pessoas confraternizam-se nos shows. A missa campal celebrada por dom Fernando chega a reunir, a cada festa, cerca de duas mil pessoas.“Não poderíamos deixar de celebrar este dia porque, como o próprio título de Nossa Senhora dos Prazeres diz, é tempo de lembrar as alegrias vividas por Maria com seu filho Jesus”, comentou. “Claro que o momento da pandemia é difícil, mas é nessa hora que devemos nos alegrar nas coisas de Deus, para nos fortalecermos e enfrentarmos as dificuldades, sabendo que somente a alegria em Deus é eterna e tudo mais vai passar”, disse.

Dom Fernando vai celebrar a missa ao lado do bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antônio; do abade do Mosteiro de São Bento, dom Luiz Pedro; do reitor do Santuário, dom Marcos Ferreira, e do administrador paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de Novo Guararapes, padre Ivanilson Araújo.

» Em missa de Páscoa sem fiéis, papa pediu solidariedade global

» Pela primeira vez na história, Arquidiocese de Olinda e Recife suspende cerimônia do lava-pés por causa do coronavírus

» Missa de Ramos: Arquidiocese de Olinda e Recife dá início às celebrações da Semana Santa a portas fechadas por causa do coronavírus

Procissão

Após a missa, a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres sairá em procissão – sozinha – em cima de um carro aberto. Com as recomendações de distanciamento social, desta vez, o povo acompanhará a passagem da imagem de suas portas, janelas, varandas e calçadas. O percurso vai ser o habitual (Ladeira da Igreja, Estrada da Batalha, Avenida dos Guararapes, Avenida Jardim Jordão, Ladeira da Igreja), para que todos os que têm costume de participar possam ver a procissão, cantando, rezando e mostrando sua devoção.

Serviço

A transmissão da missa poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Prazeres.

Instagram: Paroquia_rosarioguararapes
Instagram: Pascom_prazeres
YouTube: Rosário Guararapes
Facebook: Rosário Guararapes

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias