PANDEMIA

Pernambuco tem 88 pessoas curadas do coronavírus e reforça medidas para identificar novos casos

Estado está utilizando, entre outras medidas, o teleatendimento para identificar pacientes que possam estar infectados pelo novo coronavírus sem que eles precisem sair de casa

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 17/04/2020 às 18:14 | Atualizado em 17/04/2020 às 18:22
PIXABAY
Em todo o Brasil, mais de 2,6 milhões de profissionais serão impactados com o piso salarial. - FOTO: PIXABAY

Na contramão das notícias preocupantes sobre a pandemia do novo coronavírus, Pernambuco registra 88 pacientes curados da covid-19. Durante a coletiva de imprensa do governo do Estado e da Prefeitura do Recife, transmitida ao vivo na tarde desta sexta-feira (17), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou que há empenho em reforçar as frentes de enfrentamento à pandemia, como o aumento do número de leitos, testagem atendimento remoto de pessoas com sintomas e incentivo ao isolamento e distanciamento social.

Os casos confirmados de pessoas infectadas por coronavírus em Pernambuco totalizam, até o momento, 2.006 pacientes, enquanto 186 pessoas morreram. O governo do Estado deu destaque também ao aumento recente da testagem da covid-19 em pessoas com sintomas da doença profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no atendimento aos pacientes infectados.

“A gente teve uma ampliação da testagem nos últimos dias. A confirmação desses laudos nos últimos dias é fruto de mais de 500 testagens. Somamos 2.006 casos positivos, 1.359 casos em isolamento domiciliar e 373 internamentos - sendo 70 em regime de terapia intensiva e 303 em leitos de enfermaria”, detalhou André Longo.

Os testes também possibilitaram a confirmação de 774 casos de coronavírus entre profissionais de saúde e 539 casos descartados. “Estamos tendo o cuidado com os profissionais cuja contaminação é fato em todo o mundo e compromisso com a testagem, afastamento e retomada segura do trabalho desses profissionais”, acrescentou.

Isolamento e distanciamento social

O governador Paulo Câmara prorrogou o fechamento do comércio e demais atividades não essenciais até o dia 30 de abril. "Sair de casa neste momento é uma atividade que vai pressionar de maneira muito forte o sistema de saúde", alertou o secretário. "Ficar em casa é um apelo que fazemos a toda população pernambucana. Só assim vamos conseguir garantir o suporte necessário e assistência adequada do nosso sistema de saúde salvando vidas. Hoje o comportamento de todos nós é importante para que a gente possa salvar vidas", completou. 

Atende em Casa

Entre as medidas para frear os números do coronavírus em Pernambuco, além de evitar novos casos e aumentar a quantidade de pessoas curadas, o governo afirma estar reforçando hospitais e buscando medidas para atender casos suspeitos sem que os pacientes precisem sair de casa, como a iniciativa do Atende Em Casa, site e aplicativo que possibilita o contato entre pessoas com sintomas da covid-19 e profissionais da área de saúde.

Segundo a Prefeitura do Recife, o Atende Em Casa já conta com mais de 15.700 cadastros e mais de 4 mil teleorientações, das quais 1.220 foram encaminhadas para avaliação clínica nas unidades de saúde.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias