Em tempos de pandemia do novo coronavírus e medidas de distânciamento social, os saques do Auxílio Emergencial do Governo Federal tem preocupado por gerar tumulto e aglomeração de pessoas. Em Petrolina, no Sertão do Estado, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal e da Autarquia de Mobilidade (Ammpla), deu o exemplo de como garantir maior bem estar dos cidadãos e impedir a propagação do vírus.
» Coronavírus: Pernambuco não sabe dizer quantos pacientes estão à espera de UTI
» Aglomerações em frente aos bancos: os vários erros
Em parceria realizada com a Caixa na noite de segunda-feira (27), o munícipio disponibilizou agentes de trânsito da Ammpla e da Guarda para auxiliar os funcionários da instituição financeira na organização das filas, assegurando assim, que sejam cumpridas as medidas de distânciamento social, de no mínimo 2 metros entre as pessoas.
Veja o vídeo:
Em Petrolina, a Prefeitura realizou uma parceria com a Caixa Econômica Federal e disponibilizou agentes da Ammpla e da Guarda Civil para auxiliar na organização das filas para o saque do coronavoucher. A medida pretende evitar tumulto e aglomeração de pessoas. Deu certo! pic.twitter.com/jDjOYoeS8d
— Jornal do Commercio (@jc_pe) April 30, 2020
Por conta da intervenção, a Rua João Clementino, no Centro da cidade, foi interditada da esquina da Praça Maria Auxiliadora até o semáforo com a Avenida Souza Filho. Toda a rua foi sinalizada indicando a posição correta de distânciamento entre os que aguardam o atendimento na agência bancária.
A mudança no trânsito também afetou a Rua Coronel Amorim, onde fica localizado o Colégio Dom Bosco. A rua, por enquanto, foi transformada em sentido duplo para atender a demanda de carros em circulação.
Central de Atendimento
Na terça-feira (28), a Prefeitura de Petrolina, junto à Caixa Econômica Federal, disponibilizou uma Central de Atendimento do Auxílio Emergencial. A medida foi implantada com o objetivo de reduzir as filas nas agências bancárias e evitar a concentração de pessoas em um só espaço, afim de reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus.
A Central funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 8h às 12h, enquanto houver necessidade por parte da população. Dez profissionais foram capacitados para realizar os atendimentos e tirar as dúvidas da população em relação ao recebimento do coronavoucher.
Sabrina Santos é dona de casa e estava com dificuldades para acessar a conta criada no aplicativo da Caixa. “Achei uma boa opção ser atendida aqui no Centro de Convenções, facilita muito não ter que pegar a mesma fila das pessoas que precisam sacar”, disse.
A Central de Atendimentos dispõe de 110 lugares para que as pessoas aguardem sentadas, obedecendo a distância de 1,5m recomendada pela Organização Mundial de Saúde. A organização da fila externa conta com a colaboração da Guarda Civil Municipal.
Mesmo com toda as medidas sanitárias sendo tomadas, a prefeitura do município informa que a população deve tentar resolver qualquer dúvida por meio da Central Telefônica 111, e sair de casa somente em casos de extrema necessidade.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários