saúde

Terceira etapa da vacinação contra a gripe comum tem início nesta segunda-feira (11) no Recife

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da primeira e da segunda fase e ainda não se vacinaram podem se imunizar durante esta terceira fase

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 11/05/2020 às 12:41 | Atualizado em 11/05/2020 às 12:41
JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM
Nesta semana, serão vacinadas contra a gripe crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas - FOTO: JAILTON JÚNIOR/JC IMAGEM

Começou nesta segunda-feira (11) mais uma etapa - a terceira - da vacinação contra a gripe comum no Recife. O público alvo desta vez são crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mães no pós-parto - até 45 dias). Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da primeira e da segunda fase e ainda não se vacinaram podem se imunizar durante esta terceira fase. As 180 mil doses estão previstas para durar cinco dias.

>>Pernambuco confirma 805 novos casos de coronavírus e número de mortos ultrapassa marca de mil

A aplicação está acontecendo das 8h às 17h, em mais de 130 postos de saúde da cidade. Já o esquema de drive thru irá funcionar na próxima quarta-feira (13), exclusivamente para pessoas com deficiência. Haverá ponto de vacinação nesse modelo somente no Shopping Rio Mar, no Pina. A estratégia permite que as pessoas possam se vacinar sem sair do veículo, seja ele carro, moto ou outro. Os acamados receberão a dose em casa.

As doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). A última fase da Campanha foi dividida em dois momentos: o primeiro vai de 11 a 15 de maio e o segundo, que terá um calendário mais espaçado, indo de 18 de maio a 5 de junho, tendo como grupo alvo os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas.

>>Pernambuco vacina 91,7% dos idosos contra gripe e atinge meta da primeira fase da campanha

Segundo diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa, esta fase tem como objetivo vacinar 180 mil pessoas. "Pessoas com deficiência acamadas ou com dificuldade de locomoção, se for coberta pela Estratégia de Saúde da Família, ela vai se vacinar em casa, da mesma forma que a gente faz com idosos", declara Ana Sofia, em entrevista à Rádio Jornal.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas previne contra outros os três tipos de vírus Influenza: Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2. Por conta dos sintomas parecidos, a imunização torna-se ainda mais importante durante a pandemia. O fato de o paciente ter tomado a vacina pode auxiliar os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico de covid-19, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, evitando que mais pessoas fiquem doentes.

>>Pernambuco confirma 805 novos casos de coronavírus e número de mortos ultrapassa marca de mil

Fases anteriores

Na primeira fase da campanha, que aconteceu de 23 de março a 15 de abril, foram vacinados idosos e trabalhadores da saúde. Na segunda, além dos membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, uniram-se ao grupo prioritário os indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, além de trabalhadores portuários. A segunda fase ocorreu de 16 de abril a 8 de maio.

Documentação

Será necessário que os usuários levem um documento de identificação com foto, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). As mães no pós-parto devem levar também uma documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias, como, por exemplo, a certidão de nascimento da criança.


Comentários

Últimas notícias