COVID-19

Prefeituras dos municípios do Grande Recife aprovam novas regras de isolamento

Medidas começam a ser implementadas nesta terça-feira (12), de forma educativa, e serão obrigatórias a partir do dia 16 de maio

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 11/05/2020 às 21:47 | Atualizado em 11/05/2020 às 22:02
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Movimentação nas ruas do centro do Recife durante a pandemia do coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

As novas medidas de isolamento social anunciadas pelo Governo de Pernambuco nesta segunda-feira (11) foram defendidas pelos prefeitos dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que deverão adotá-las até o fim do mês de maio. De acordo com o decreto, as ações valem, além do Recife, para as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

>> Pernambuco endurece isolamento contra coronavírus em cinco municípios; veja locais e novas regras

>> Rodízio de veículos sem multa na Região Metropolitana do Recife. E funciona?

>> Apreensão de veículos que descumprirem rodízio será regulamentada por lei

As novas regras preveem a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos; rodízio de veículos, com circulação separada para as placas finalizadas em números pares e ímpares (pares circulam em dias pares e ímpares em dias ímpares), com exceção para os profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e uso oficial; e controle da circulação de pessoas exigindo a apresentação de documento de identificação e justificativa do destino.

A Prefeitura de Olinda, onde existem 658 casos graves confirmados para a doença, informou, em nota, que as ações são "fundamentais" e que irá acatar as determinações. "Consideramos importante a decisão tomada pelo Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus. O município garante que vai adotar a decisão do decreto estadual, mas é importante que a população continue fazendo sua parte também, porque só assim venceremos o novo coronavírus", afirmou o prefeito Lupércio Nascimento.

Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira assinalou que “toda medida para salvar vidas é válida". Segundo ele, o município irá colaborar "no que for possível" para que o decreto seja cumprido. "Continuamos com ações de orientação e a campanha de conscientização junto aos motoristas, motociclistas, transporte público e a população de uma forma geral sobre a importância do isolamento social”, ressaltou. O município tinha 786 casos graves da doença até esta segunda-feira, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

A prefeitura de São Lourenço da Mata informou que vem cumprindo as medidas já determinadas pelo Governo do Estado e que irá implementar as novas ações para garantir o isolamento social. A gestão municipal afirmou que está finalizando a implantação dos novos 40 leitos de retaguarda; dois pontos de bloqueios PE -05, próximo ao Posto do BPRv e na Avenida Belmiro Correia (próximo ao Motel Emoções); rodízio de veículos; sinalização com bandeiras nos pontos com maior risco de contaminação e obrigatoriedade de máscaras. "As novas medidas foram adotadas com base em projeções científicas, cujos indicadores mostram uma real necessidade para aumentarmos ainda mais o isolamento social, e assim, evitarmos um maior número de pessoas infectadas com o novo coronavírus", afirmou o prefeito Bruno Pereira. São Lourenço da Mata tem, segundo a SES, 164 casos da doença que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Em Camaragibe, que contabiliza 270 casos de SRAG, diversas pastas se reuniram na tarde desta segunda-feira para estabelecer normas, de acordo com o decreto do Governo Estadual. "Iremos garantir os bloqueios de trânsito, ampliar a assistência da Guarda Municipal e ampliar as medidas de Controle Urbano, para garantir uma fiscalização mais severa do comércio", informou a prefeita Nadegi Queiroz. Segundo ela, o índice de isolamento social, que já chegou a 66% no município, caiu para 60,9% na última semana. "Com o uso das máscaras, as pessoas se sentiram mais seguras para irem às ruas. Mas isso não é uma realidade", ressaltou, afirmando que o município trabalhará para chegar aos 70% de isolamento, como recomendam as autoridades em saúde.

Recife

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também defendeu o isolamento social e afirmou que a restrição já ajudou a salvar mais de 3 mil vidas na capital pernambucana. No Recife, as medidas também começam a ser implementadas hoje.  Segundo ele, o objetivo é reduzir a quantidade de pessoas doentes, para dar a chance ao maior número de pacientes de ter acesso ao atendimento hospitalar. "O esforço adicional destes 15 dias pode salvar muitas mães, pais, avós e filhos. Vai fazer com que a gente atravesse melhor esta epidemia." A capital é a cidade com o maior número de casos de SRAG confirmados para o novo coronavírus no Estado, com 3.711 registros. 

As novas regras incluem o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares, bem como a instalação de pontos de controle e a realização de ações de fiscalização. Os veículos sem autorização para circular ­- aqueles que não atendem os critérios dos serviços essenciais - serão orientados a retornar para casa. Em caso de insistência, o veículo pode ser apreendido.

 

Comentários

Últimas notícias