GRAFITE

Artistas do Cabo estampam paredes de hospitais de campanha que atendem pacientes com coronavírus

Trabalhos dos grafiteiros Thiago Nascimento e Wagner Lenda também têm o objetivo de levar mensagens de conscientização

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 12/05/2020 às 14:05 | Atualizado em 12/05/2020 às 14:13
JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
Grafite estampa paredes de hospitais do Cabo como forma de amenizar a tensão das unidades na luta contra o coronavírus - FOTO: JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO

ARTE/JC
Selo Boa Notícia - ARTE/JC

A pandemia do novo coronavírus tem sido um tempo de muita tensão, preocupação e tristeza. Nos corredores e leitos dos hospitais, há pessoas lutando pela vida. Como forma de tentar tornar mais leve os ambientes hospitalares, o município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, está levando arte para as paredes da unidades de saúde. O grafite dos artistas Thiago Nascimento, o Lorde, e Wagner Lenda é responsável por estampar os espaços.

“Decidimos usar a arte do grafite para trazer cores e mensagens de esperança nos dois hospitais de campanha que estão sendo construídos no Cabo”, disse o prefeito Lula Cabral sobre os desenhos que estampam algumas paredes das unidades hospitalares.

O artista cabense Thiago Nascimento, o Lorde, ficou responsável pela pintura do hospital Ricardo Brennand, construído na Praça 9 de Julho, na PE-060. Já Wagner Lenda, realizou a arte do hospital que está sendo construído no Estádio do Gibão, em Ponte dos Carvalhos, e que levará o nome de Amaro Cabral.

 

JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
As artes são dos grafiteiros Wagner Lenda e Thiago Nascimento, conhecido como Lorde - JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
Em painéis, os artistas levam mensagens de apoio e alertas para ajudar no combate ao novo coronavírus - JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
Dois hospitais do Cabo de Santo Agostinho receberam as intervenções artísticas - JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
As artes são dos grafiteiros Wagner Lenda e Thiago Nascimento, conhecido como Lorde - JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO
Grafite estampa paredes de hospitais do Cabo como forma de amenizar a tensão das unidades na luta contra o coronavírus - JAKSON COSTA/PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/DIVULGAÇÃO

A arte feita por Lenda é composta por painéis. O maior deles tem quase 20 metros. “Neste momento delicado que passamos por causa do novo coronavírus, optei por trazer mensagens de esperança e fé. Um dos painéis traz reflexão espiritual e os outros mensagens de alerta e conscientização para a população’’, informou Wagner Lenda. Lorde também optou por temáticas semelhantes. Os trabalhos foram realizados de forma voluntária.

Morador do bairro Nova Era, Lenda faz parte de um grupo de artistas locais que vem ganhando incentivo da Prefeitura do Cabo para repaginar os ambientes através da grafitagem. ‘’Existem muitos artistas capacitados na cidade. Nossa arte sempre foi criminalizada e só agora as portas estão sendo abertas. Esperamos quase duas décadas por oportunidades. Nós estamos realizando um sonho.’’, analisou o artista, responsável por mais de dez pinturas em várias localidades do Cabo.

Segundo o gerente de Cultura, Sérvulo Ferreira, em 2017 teve início um processo de comunicação com as classes culturais do Cabo. “Um dos setores que abrimos as portas foi o da arte urbana. Os grafiteiros, por exemplo, são artistas memoráveis e têm uma percepção da cidade como poucos. A cidade está mais bonita com suas intervenções’’, disse.

O coordenador da secretaria de Juventude e Esportes e também grafiteiro, Di Ferreira, também reforça o discurso a favor da arte urbana que, segundo ele, sempre foi marginalizada e o grafite sempre associado a vandalismos. "Quebramos muito esse paradigma de preconceito e saímos da marginalização. Hoje temos oportunidade profissional para os artistas locais exporem os seus trabalhos e espalharem arte e cultura de forma pedagógica para a população cabense", acrescentou.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias