QUARENTENA

Coronavírus: Ipojuca reforça fiscalização nas praias durante período de isolamento social mais rígido

As praias do litoral ipojucano estão fechadas desde o dia 22 de março

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 15/05/2020 às 14:44 | Atualizado em 15/05/2020 às 14:45
TIÃO SIQUEIRA/ JC IMAGEM
Práticas esportivas e atividades de lazer também estão proibidas em Porto de Galinhas - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/ JC IMAGEM

A fiscalização nas praias de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, será reforçada devido ao reforço das medidas de isolamento social em cidades da Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Prefeitura de Ipojuca, a partir deste sábado (16), barreiras sanitárias serão montadas após o pedágio em Nossa Senhora do Ó, na entrada de Muro Alto e em Serrambi.

As praias do litoral ipojucano foram fechadas no dia 22 de março, anterior, portanto, ao decreto estadual. "O fato de Ipojuca ser um corredor turístico, resolvemos tomar esta medida que foi bastante dura para o nosso povo, mas que, graças a Deus, garantiu que a contaminação aqui não fosse grande como era o esperado”, explicou a prefeita Célia Sales.

Segundo a prefeitura, há uma preocupação de migração das pessoas que moram nas cidades onde haverá isolamento mais restrito – Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata – para as casas de veraneio em Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Serrambi e outras. A fiscalização será feita por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social.

“Tivemos que fazer um novo planejamento para colocar em prática nos próximos dias, quando começam as restrições mais severas na capital e em alguns municípios vizinhos. O Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca está prevendo que muitas pessoas virão para suas casas praia, mas precisamos garantir que esta migração não venha acompanhada da possibilidade de contaminação para os ipojucanos”, destacou o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais.

Dos 15 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife, Ipojuca é o 6º com menor número de casos confirmados de COVID-19, segundo dados do Governo do estado até às 20h desta quinta-feira (14). São 62 casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 10 mortes.

Fluxo nos feriados

Mesmo em meio à pandemia e com fortes recomendações para que as pessoas permaneçam em casa, a cada feriado que se passa neste período, a praia de Serrambi, por exemplo, tem recebido um grande fluxo de pessoas de outros municípios. Muitos não respeitam os decretos municipal e estadual de interdição das praias, segundo Morais.

“Acredito que é um esforço de todo país que as pessoas entendam que isolamento social não significa férias. Existem determinações legais visando à saúde pública que precisam ser respeitadas", reforçou o secretário.

A fiscalização

Serão colocadas raias na praia de Serrambi para evitar que embarcações e jetskis circulem. A Marinha também será acionada para dar apoio as ações de Ipojuca, bem como a Polícia Militar de Pernambuco. O efetivo da Guarda Municipal também será aumentado nas praias e haverá reforço também da Autarquia Municipal de Trânsito (AMTTRANS) e da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano.

Na Central de Monitoramento, que conta com 100 câmeras em todo o território, equipes realizam a observação 24 horas de todas as localidades da cidade.

Haverá reforço ainda na fiscalização do comércio não essencial e no trabalho de desinfecção nas agências bancárias e casas lotéricas realizado pela Secretaria de infraestrutura.

Comentários

Últimas notícias