SOLIDARIEDADE

Campanha Atitude Cidadã entrega 4 mil máscaras e cem protetores faciais

Hospital das Clínicas da UFPE recebeu cem protetores faciais, enquanto o Maracatu Raízes de Pai Adão e o grupo Cores do Amanhã ganharam, cada, 2 mil máscaras de tecido

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/05/2020 às 11:28 | Atualizado em 21/05/2020 às 11:54
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Protetores faciais serão usados por profissionais de saúde do Hospital das Clínicas da UFPE - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Quatro mil máscaras de tecido para população e cem protetores faciais de acrílico para profissionais de saúde foram entregues nesta quinta-feira (20) a três instituições que estão ajudando no combate à pandemia do novo coronavírus. A ação faz parte da campanha Atitude Cidadã - Está em nossas mãos, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social. Com números crescentes de pessoas infectadas, Pernambuco tinha, até esta quinta-feira (21), 23.911 doentes de covid-19 e 1.9254 mortes provocadas pela doença, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu os protetores faciais, doados pelo Pernambuco da Sorte. A unidade de saúde dispõe atualmente de 24 leitos para pacientes com coronavírus, sendo 18 de UTIs. “Doações de Equipamentos de Proteção Individual são muito bem-vindas porque o consumo no hospital é alto. Quanto mais protegidos estiverem os profissionais de saúde, menor risco de adoecerem. Assim podem continuar prestando assistência aos doentes”, ressalta a presidente do serviço de controle de infecção do HC, Andreza Cavalcanti.

Ela diz que as doações de EPIS mostram que as pessoas estão preocupadas com quem está na linha de frente do novo coronavírus. “Demonstra empatia com o profissional de saúde. Para nós, que recebemos, tem muita simbologia. Vai além da doação do equipamento. Revela preocupação e cuidado conosco”, comenta Andreza, que é enfermeira.

COMUNIDADES

Para o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, sediado em Água Fria, Zona Norte do Recife, foram levadas duas mil máscaras, doadas pelo Sindicato das Empresas de Segurança de Pernambuco. “Enquanto não existem remédio e vacina contra essa doença temos que ficar em casa. Se precisar sair, o jeito de se prevenir é usando máscara. Por isso essa doação será muito útil para nós”, afirma o tesoureiro da agremiação, Jorge Carneiro. Cento e cinquenta famílias, atendidas pelo maracatu, receberão o material.

O movimento cultural e social Cores do Amanhã também ganhou duas mil máscaras. A entidade ajuda 650 famílias que residem no entorno do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste da capital pernambucana.

A campanha do SJCC e do IJCPM vai até o próximo domingo (24). Doações em dinheiro podem ser feitas no site do RioMar. Clique aqui para ver uma lista com 58 instituições que precisam de ajuda. Alimentos, EPIs, materiais de limpeza e de higiene pessoal podem ser entregues nas sedes da Rádio Jornal.

 

Comentários

Últimas notícias