Saúde

Milésimo paciente curado de hospital de campanha do Recife comemora alta sob aplausos dos profissionais de saúde

O número de altas foi anunciado em coletiva de imprensa online, na manhã desta terça-feira (26), pelo prefeito Geraldo Julio

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/05/2020 às 13:08
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Apesar de estar no grupo de risco, Manoel Leandro conseguiu se curar da covid-19 e voltou para casa ao som dos aplausos dos profissionais de saúde da unidade - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

Após 25 dias internado, sendo 15 deles em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Provisório Recife 2, no bairro dos Coelhos, na área Central do Recife, Manoel Leandro do Nascimento, de 76 anos, foi o milésimo paciente a receber alta nas unidades montadas pela prefeitura do Recife durante a pandemia do novo coronavírus. O número de altas foi anunciado em coletiva de imprensa online, na manhã desta terça-feira (26), pelo prefeito Geraldo Julio.

Apesar de estar no grupo de risco, já que é idoso, hipertenso, diabético e tem um marca-passo implantado, Manoel Leandro chegou ao hospital com o pulmão esquerdo comprometido, mas voltou para casa ao som dos aplausos dos profissionais de saúde da unidade. Emocionado, seu Manoel fez questão de agradecer aos profissionais de saúde que o acompanharam na luta contra a doença. "Agradeço muito a atenção que recebi aqui", disse ele que não escondeu o sorriso ao ver a filha caçula, Vanderli Leandro.

Durante a entrevista, o Geraldo Julio comemorou a marca nos hospitais da cidade. "Os nossos hospitais de campanha chegaram à milésima alta. Isso quer dizer que mil pacientes se internaram nos novos hospitais da prefeitura e já voltaram para casa salvos da covid", declarou. O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, também participou da coletiva e comentou sobre os adoecimentos pela doença na capital pernambucana. Segundo ele, há uma indicação de que houve uma diminuição de número de internações nos últimos dias, mas estudos mostram que a covid-19 não tem um pico único, se comportando em ondas de aumento e diminuição dos casos.

"Eventualmente, em um processo de reabertura progressiva, planejada e gradual, caso haja novo aumento, nós precisaríamos tomar novas medidas (de isolamento e distanciamento)", relatou o secretário. Atualmente, a cidade possui 764 leitos em funcionamento, sendo 127 de UTI. Ao todo, a gestão promete abrir 1.075 vagas destinadas exclusivamente para pacientes com o novo coronavírus, sendo 313 delas de UTI.

Questionado sobre o destino dos leitos construídos pela prefeitura após o fim da pandemia, o secretário disse que ainda não há previsão para que este fim aconteça, mas que os equipamentos continuarão sendo utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). "Todos os equipamentos que foram adquiridos para esses hospitais reforçarão o sistema de saúde ao final desse processo da pandemia. Enquanto isso, esses equipamentos estão salvando vidas, hoje celebramos a milésima alta", completou.

Comentários

Últimas notícias