FLEXIBILIZAÇÃO

Jaboatão dos Guararapes libera acesso às praias, praças e parques

Os banhos de mar, porém, continuam proibidos

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 21/06/2020 às 9:31 | Atualizado em 21/06/2020 às 9:37
DIVULGAÇÃO
Segundo a prefeitura, se os casos de covid-19 voltarem a crescer, a flexibilização pode ser suspensa - FOTO: DIVULGAÇÃO

Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, é mais uma das cidades a autorizar o acesso às praias, praças, aos calçadões e parques do município, após um período de quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus. A decisão foi informada pela prefeitura do município neste domingo (21), após a publicação de um decreto em edição extraordinária, no último sábado (20), autorizando caminhadas e atividades físicas na faixa de areia e no calçadão, além do uso das ciclovias e ciclofaixas, desde que de forma individual. Banhos de mar, porém, continuam proibidos.

Alegando a estabilidade dos casos como justificativa para estabelecer as novas medidas, a prefeitura de Jaboatão afirmou que elas podem ser ampliadas ou até suspensas, se os casos de covid-19 voltarem a crescer na cidade. Durante o sábado, representantes das secretarias municipais elaboraram o protocolo de segurança para esta primeira etapa de flexibilização.

Esportes náuticos e atividades econômicas também seguem proibidos, assim como o uso de barracas, guarda-sol, cadeiras, isopor, caixas térmicas e o consumo de alimentos e bebidas. Os parquinhos infantis, equipamentos esportivos, módulos de ginástica e musculação, campos e quadras permanecem fechados.

“Nossa decisão de liberar praias, parques e praças tinha que ser baseada em informações e critérios que garantam a segurança das pessoas. Essa reabertura só foi possível porque fizemos a nossa parte, orientando as pessoas sobre como se cuidar e respeitar o isolamento social e também garantindo tratamento adequado aos pacientes na rede de saúde. As ações educativas e preventivas serão mantidas com as equipes presentes diariamente nas ruas, sempre no sentido de reduzir os casos da Covid-19 em Jaboatão”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Segundo a prefeitura, a fiscalização nas praias, parques e praças continua para garantir o cumprimento das regras de convívio, como o distanciamento social, higiene e o uso de máscaras para evitar o contágio.

Comentários

Últimas notícias