PANDEMIA

Paraíso do litoral de Pernambuco, Praia de Porto de Galinhas reabre e tem movimento discreto

A praia estava fechada desde o dia 22 de março por causa da pandemia do novo coronavírus

Adriana Guarda Rute Arruda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Rute Arruda
Publicado em 20/06/2020 às 12:20 | Atualizado em 20/06/2020 às 18:39
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Restrições nas praias variam por município - FOTO: YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM

Um dos principais destinos mais procurados por turistas que visitam Pernambuco é a praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, e que neste sábado (20) voltou a receber banhistas após quase três meses de interdição. A expectativa para a reabertura era grande. No entanto, a movimentação de pessoas foi discreta e muito diferente do cenário encontrado pelos banhistas antes da pandemia.

>> Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, liberada para banho de mar a partir deste sábado

>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo

>> Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife

>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras

>> Praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco, têm banho de mar liberado a partir de segunda-feira (22)

Segundo a determinação da Prefeitura de Ipojuca, a prática de atividades esportivas e o banho de mar estão liberados das 4h às 12h. A medida se estende a toda faixa litorânea da cidade, que contempla outros redutos famosos, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi.

Neste sábado, a movimentação em Porto de Galinhas era, principalmente, de banhistas locais porque hoteis e pousadas continuam fechados. Além disso, todo o comércio de barracas e ambulantes, bem como a fixação de cadeiras e guarda-sóis, estão proibidos. O uso de máscaras ainda é obrigatório, com exceção das práticas esportivas dentro do mar. As fiscalizações do cumprimento das medidas ficou por conta da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.

>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais

>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques

Larissa Costa, de 28 anos, levou os sobrinhos para ver o mar, aproveitou a reabertura da praia e levou os sobrinhos. "Hoje foi um dia de comemoração para as crianças, que passaram três meses sem vir à praia. Fiquei com medo que estivesse mais cheia, mas como os equipamentos de turismo ainda não voltaram não teve tanta gente. As crianças não queriam sair da água", comentou. 

YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros fizeram a fiscalização - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
A praia estava fechada desde o final de março - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Equipes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros fizeram a fiscalização - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
A prática de exercícios físicos e o banho de mar estão permitidos das 4h às 12h - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Movimentação tranquila e poucos banhistas neste sábado (20) - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Fiscalização do cumprimento das medidas em Porto de Galinhas - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM
Larissa Costa, de 28 anos, e os sobrinhos aproveitaram um pouco da praia neste sábado (20) - YACI RIBEIRO/ JC IMAGEM

Movimentação no Recife

Na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o movimento de pessoas foi intenso neste sábado (20). Na capital pernambucana, o banho de mar ainda não está permitido e a prática de atividades físicas individuais está restrita ao calçadão. A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, ressalta que é preciso manter o bom senso para que a reabertura possa dar os próximos passos e lembra que o uso de máscaras continua obrigatório.

"É natural que agora se exija um pouco mais de dedicação, de disciplina, porque já já a gente vai poder fazer o que a gente quer fazer, que é estar junto, abraçar. É preciso ter muita cautela agora para a gente poder dá passos para frente", comentou a secretária-executiva, que acompanhou a volta da prática de exercícios no calçadão da praia de Boa Viagem. Segundo ela, caso necessário, medidas mais restritivas poderão ser novamente determinadas.

A reportagem da TV Jornal esteve no local e não flagrou ninguém descumprindo a determinação da Prefeitura do Recife. No entanto, equipes da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco continuará a fiscalizar. Segundo a SDS, "quem descumprir as recomendações será orientado a cumprir ou deixar a praia/parque. Se ainda assim mantiver o descumprimento, poderá ser levado para a Delegacia de Polícia".

Comentários

Últimas notícias