Um dos principais destinos mais procurados por turistas que visitam Pernambuco é a praia de Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, e que neste sábado (20) voltou a receber banhistas após quase três meses de interdição. A expectativa para a reabertura era grande. No entanto, a movimentação de pessoas foi discreta e muito diferente do cenário encontrado pelos banhistas antes da pandemia.
>> Reabertura de praias em Porto de Galinhas e no Grande Recife traz alívio para o turismo
>> Saiba o que está permitido a partir deste sábado (20) nas praias, calçadões e parques do Recife
>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras
Segundo a determinação da Prefeitura de Ipojuca, a prática de atividades esportivas e o banho de mar estão liberados das 4h às 12h. A medida se estende a toda faixa litorânea da cidade, que contempla outros redutos famosos, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi.
Neste sábado, a movimentação em Porto de Galinhas era, principalmente, de banhistas locais porque hoteis e pousadas continuam fechados. Além disso, todo o comércio de barracas e ambulantes, bem como a fixação de cadeiras e guarda-sóis, estão proibidos. O uso de máscaras ainda é obrigatório, com exceção das práticas esportivas dentro do mar. As fiscalizações do cumprimento das medidas ficou por conta da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
>> Olinda libera áreas da orla para atividades físicas; veja quais
>> Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques
Larissa Costa, de 28 anos, levou os sobrinhos para ver o mar, aproveitou a reabertura da praia e levou os sobrinhos. "Hoje foi um dia de comemoração para as crianças, que passaram três meses sem vir à praia. Fiquei com medo que estivesse mais cheia, mas como os equipamentos de turismo ainda não voltaram não teve tanta gente. As crianças não queriam sair da água", comentou.
Movimentação no Recife
Na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o movimento de pessoas foi intenso neste sábado (20). Na capital pernambucana, o banho de mar ainda não está permitido e a prática de atividades físicas individuais está restrita ao calçadão. A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, ressalta que é preciso manter o bom senso para que a reabertura possa dar os próximos passos e lembra que o uso de máscaras continua obrigatório.
"É natural que agora se exija um pouco mais de dedicação, de disciplina, porque já já a gente vai poder fazer o que a gente quer fazer, que é estar junto, abraçar. É preciso ter muita cautela agora para a gente poder dá passos para frente", comentou a secretária-executiva, que acompanhou a volta da prática de exercícios no calçadão da praia de Boa Viagem. Segundo ela, caso necessário, medidas mais restritivas poderão ser novamente determinadas.
A reportagem da TV Jornal esteve no local e não flagrou ninguém descumprindo a determinação da Prefeitura do Recife. No entanto, equipes da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco continuará a fiscalizar. Segundo a SDS, "quem descumprir as recomendações será orientado a cumprir ou deixar a praia/parque. Se ainda assim mantiver o descumprimento, poderá ser levado para a Delegacia de Polícia".
Comentários