Com informações do NE10 Interior e Rádio Jornal
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, esteve na manhã desta quarta-feira (1º) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para participar de uma reunião na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo foi avaliar a Operação Quarentena, que está sendo realizada durante os dias de regras mais rígidas de isolamento social adotadas pelo município e em Bezerros, também no Agreste, devido ao alto número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus.
"A gente fez mais de mil fiscalizações em estabelecimentos, já são mais de 8 mil pessoas abordadas e fiscalizadas nos dois municípios. A gente já falou sobre a necessidade das pessoas se conscientizarem sobre o isolamento social. O objetivo só vai ser alcançado se tiver a colaboração de todos", declarou o secretário.
>> "Nós estamos prontos para isso", diz Raquel Lyra sobre Caruaru avançar no plano de reabertura
>> Com suspensão da Feira da Sulanca, em Caruaru, comerciantes vendem produtos irregularmente
Caruaru e Bezerros adotaram uma quarentena mais rígida no dia 26 de junho e seguem com ela até o dia 5 de julho. Neste período, apenas os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. Atividades econômicas que já tinham sido liberadas, como lojas de tecidos e aviamentos, óticas e o comércio atacadista, têm funcionado apenas para coleta de mercadorias e delivery. Já a construção civil atua com 50% da capacidade, enquanto o comércio varejista continua fechado.
Estabelecimentos fiscalizados
Na manhã desta quarta, a movimentação no centro de Caruaru era, em sua maioria, de veículos. Poucas pessoas circulavam pelas ruas do município.
A Operação Quarentena conta com equipes das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Procon Pernambuco. Na Avenida Rio Branco, uma equipe da Polícia Militar (PM) precisou orientar uma loja de cosméticos que estava com a porta entreaberta, mesmo sem autorização para funcionar.
Além do Centro, a ação seguiu também para os bairros. No bairro Boa Vista, uma farmácia foi orientada a aferir a temperatura dos clientes que entravam no estabelecimento.
Resultados positivos
Durante a reunião, Antônio de Pádua disse ver uma queda no isolamento social da população nas duas cidades. "A gente tem acompanhado resultados muito positivos de isolamento social. Isso reflete diretamente na menor quantidade de pessoas transmitindo doenças umas para as outras", disse o secretário. Ele também afirmou que as cidades vêm trabalhando para a retomada das atividades no fim do período estimado da quarentena mais rígida.
Comentários