CLIMA

Com mínima de 19 graus, Recife tem trégua no calor em julho

Chegada do inverno ameniza temperaturas na Região Metropolitana, mas meteorologista afirma que números estão na média

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/07/2020 às 12:00 | Atualizado em 08/07/2020 às 12:18
MARGARIDA AZEVEDO
Menor temperatura de 2020 foi 19,7ºC na madrugada do dia 4 de julho - FOTO: MARGARIDA AZEVEDO

Basta o período de inverno se aproximar para os recifenses tirarem o pó dos casacos e das meias que estavam guardados durante todo o ano, embora o "frio" na capital pernambucana represente não mais que uma média de 28º graus no mês de julho, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Das redes sociais, os memes tomam conta. Internautas mais exagerados comparam, com muito humor, o clima atual com o filme de ficção "Recife Frio", do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que retrata os efeitos na temperatura da cidade após a queda de um meteorito, fazendo com que a cidade deixe de ser tropical para ter até pinguins em sua fauna.

Os termômetros chegam a números mais baixos no inverno do Estado porque o sol, que antes estava localizado no Hemisfério Norte, posiciona-se no Trópico de Câncer, gerando menos radiação e fazendo com que as temperaturas diminuam. A reportagem do JC buscou a Apac para entender se realmente houve uma queda de temperatura neste ano. A meteorologista Maria Aparecida Fernandes afirma que no período da tarde, quando as temperaturas atingem a máxima, o clima está na média em 2020. "As temperaturas no período da tarde têm variado entre 27 e 29 graus. A média do mês de julho é em torno de 28 graus, então está normal".

O que mudou foi durante a madrugada. Elas estão um pouco mais frias, mas que a queda não é expressiva. Nos últimos 30 anos no Recife, a média da temperatura mínima, que ocorre na madrugada, é de 21 graus. Este ano, está em 19,7 graus. "Realmente, as madrugadas estão mais frias, mais amenas do que normalmente é. O mês de julho já é considerado o mês mais frio, quando ocorrem as menores temperaturas. Mas um grau de diferença não é nada absurdo, está dentro do normal, o problema é que o corpo do quem mora no Recife está acostumado com o calor".

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Devido as fortes chuvas que atingiu a Região Metropolitana do Recife, muitas ruas e avenidas ficaram alagadas. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
Nesta segunda-feira (25), a previsão é de chuva para todo o Estado - Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
De acordo com a Apac, a previsão para esta segunda-feira (18) é de chuva e céu parcialmente nublado no Grande Recife - Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
Nesta terça-feira (12) o céu está parcialmente nublado com pancadas de chuva no Grande Recife - Felipe Ribeiro/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Movimentação nas ruas de Recife durante a pandemia do coronavírus - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
A previsão de chuvas moderadas a fortes, de acordo com a Apac, continuam para o final de semana. - EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
No Grande Recife, as temperaturas devem variar entre 20°C e 30°C - ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM

A meteorologista explica, ainda, quais fenômenos estão ligados aos dias mais frios. "As noites mais frias são aquelas que não têm nuvens no céu. Mas se só está nublado e não está chovendo, ela fica como um cobertor e a madrugada não esfria tanto. Já quando está chovendo esfria mais, porque a água que desce da nuvem é fria."

» Prepare-se: o clima mudou e nada será mais como antes

» Conheça as diferenças de clima em Pernambuco

Recorde segue em 2019

A menor temperatura no Recife em 2020 foi na madrugada do dia 4 de julho, quando os termômetros bateram os 19,7ºC. O número, no entanto, não bateu o recorde de 2019, quando, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima foi de 17,1°C no dia 17 de julho, a menor dos últimos sete anos. O recorde anterior havia sido batido no dia 28 de abril de 2012, com a mesma mínima. O recorde de menor temperatura em 2019 era de 17,6°C no dia 16 de julho.

A queda da temperatura em 2019 foi associada com as noites com poucas nuvens. Um sistema de alta pressão atmosférica predominou no leste do Nordeste neste início de semana deixando o ar mais seco, com menor quantidade de nuvens e sem chuva. A falta de nebulosidade durante a noite acentuou a perda de calor da atmosfera e o ar esfriou, segundo o Climatempo.

Memes

Além das referências ao filme Recife Frio, os munícipes também relembraram a fala do ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello, que virou motivo de memes irônicos nas redes sociais desde o dia 9 de junho, quando ele cometeu a gafe de ligar as regiões Norte e Nordeste do Brasil ao inverno do Hemisfério Norte. Em discurso, Pazuello afirmou que o Norte e Nordeste já passaram por sua pior fase da pandemia da covid-19, pois as regiões representam o Hemisfério Norte na posição geográfica e sofreram mais com o inverno.

Um dos internautas ressaltou o frio e marcou, inclusive, o diretor do curta Recife Frio.

Outra reclamou que não tem roupas para usar no inverno.

Um usuário do Twitter filmou um nevoeiro no dia 28 de junho e afirmou que daria para tirar o moletom do guarda-roupa.

Outro internauta relatou o drama do frio sofrido pelo recifense.

Assista ao curta Recife Frio

Comentários

Últimas notícias