NOSSA SENHORA DO CARMO

Festa do Carmo 2020, no Recife, chega ao penúltimo dia nesta quarta-feira com programação online e presencial; veja detalhes

A ocupação está limitada a 30% da capacidade da igreja, o que significa que cerca de 100 fiéis podem acompanhar as celebrações religiosas em cada horário

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/07/2020 às 23:57 | Atualizado em 15/07/2020 às 0:10
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Festa da padroeira do Recife teve mudanças por causa da pandemia do coronavírus - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Com todas as celebrações transmitidas pela internet para diminuir a quantidade de fiéis na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, a festa dedicada à padroeira da cidade chega nesta quarta-feira (15) ao penúltimo dia. A programação inclui missas às 7h, 10h, 12h e 15h. Às 19h, será celebrada a cerimônia conhecida como véspera solene, encerrando as atividades religiosas que antecedem o 16 de julho, data comemorativa da Virgem do Carmelo.

>> Pandemia impacta comemorações da Festa do Carmo, mas não abala devoção

>> Confira o que abre e o que fecha no Recife nesta quinta (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo

A ocupação está limitada a 30% da capacidade da igreja, o que significa que cerca de 100 fiéis podem acompanhar as celebrações religiosas da Festa do Carmo em cada horário. A entrada é feita por ordem de chegada, exceto para a véspera solene. Os católicos que desejam participar da cerimônia precisam enviar uma mensagem para o número de telefone (81) 99723.9140, no WhatsApp, contendo nome completo e número da carteira de identidade.

Na entrada da igreja, álcool em gel está sendo fornecido para higienizar as mãos dos fiéis, e o uso de máscara é obrigatório. O protocolo inclui ainda higienização dos bancos e dos pisos e distanciamento social. No horário das celebrações, os devotos têm um único acesso, a porta lateral esquerda, e duas saídas: pela porta lateral direita e pela porta que dá acesso ao altar dos milagres, que fica ao lado direito da basílica. A área é sinalizada. Fora do horário de missa, apenas a entrada principal é liberada para rápida visitação.

“Estamos tendo todos os cuidados necessários para manter a segurança dos fiéis. A Basílica do Carmo está preparada para acolher os devotos da Virgem do Carmo, mas se você não puder vir, fique em casa, não tem problema, o mês de julho é todo de Nossa Senhora do Carmo. Você pode vir depois, visitar Nossa Senhora, fazer ou pagar suas promessas. Ela está sempre de braços abertos para te acolher”, explicou o reitor da basílica, frei Rosenildo Alexandre, aos fiéis que acompanhavam a transmissão ao vivo do show da cantora Irah Caldeira, na noite de ontem.

A programação musical termina na noite desta quarta-feira (15), com o show do Padre Damião Silva, da Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, às 21h. A apresentação do final costumava acontecer antes da procissão, que foi suspensa.

Último dia da Festa do Carmo 2020

Por conta das restrições para conter o avanço do coronavírus, esta é a primeira vez em 324 anos em que a imagem de Nossa Senhora do Carmo não percorrerá as ruas do Centro do Recife. A imagem peregrina fica sobre um altar montado em frente à porta principal da basílica.

No último dia da Festa do Carmo, as primeiras celebrações vão ocorrer às 5h e às 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser rezada às 9h. Ainda assim, mais duas missas serão celebradas, às 12h e 15h.

Transmissão pela internet

Os fiéis que vão ficar em casa podem acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal do Youtube, pelo Facebook (www.facebook.com/tvcarmelo) e pelos perfis no Instagram @basilicadocarmorecife e @tvcarmelo.

Comentários

Últimas notícias