Recife

Recife libera patins, patinetes e skates nos calçadões, parques e praças

Medida começa a valer nesse sábado (18)

Thalis Araújo Douglas Hacknen
Cadastrado por
Thalis Araújo
Douglas Hacknen
Publicado em 17/07/2020 às 19:42 | Atualizado em 17/07/2020 às 20:35
Foto: André Nery/JC Imagem
A cidade registra mais de sois meses de queda nos casos - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem

Atualizada às 20h32

A Prefeitura do Recife liberou o uso de patins, patinetes e skates nas praças, calçadões e parques da cidade. Válida a partir deste sábado (18), a medida será oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) e publicado no Diário Oficial do Município. Já Jaboatão dos Guararapes, o banho de mar será liberado também a partir deste sábado (18). Por outro lado, em Olinda, a prefeitura recuou e decidiu reabrir bares e restaurantes somente na segunda-feira (20), data definida pelo Governo de Pernambuco. 

>> Banho de mar em Jaboatão liberado a partir deste sábado (18)

>> Alto da Sé passa por sanitização para reabertura do comércio

>> O que pode e o que não pode na reabertura das academias em Pernambuco?

>> Prefeitura anuncia liberação de banho de mar no Recife e reabertura de quiosques 

Outras medidas de flexibilização foram anunciadas no decorrer das últimas semanas pela prefeitura da capital pernambucana. A caminhada, ciclismo e corrida nesses locais, bem como a prática de exercícios individuais com acompanhamento de profissional de Educação Física, a permissão para banho de mar em áreas seguras e a reabertura dos quiosques da orla também estão liberados.

Segundo a gestão municipal, as flexibilizações são possíveis porque o Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia da covid-19.

Liberação de bares e restaurantes em Olinda

A Prefeitura de Olinda informou, no início da tarde desta sexta-feira (17), que a reabertura dos bares e restaurantes foi adiada. Antes prevista justamente para esta sexta, a retomada deve acontecer apenas na próxima segunda-feira (20), seguindo assim o cronograma divulgado inicialmente. A justificativa do município para a mudança da data foi com relação a harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais.

A Prefeitura de Olinda ainda esclareceu estar seguindo todas as orientações dos decretos do Estado com relação às regras sanitárias no combate ao coronavírus. Mais cedo, contudo, o prefeito da cidade, professor Lupércio (SD), destacou que a decisão de reabrir antes ocorria porque o Supremo Tribunal Federal (STF) havia dado a municípios e estados a autonomia sobre decisões com relação ao controle da covid-19.

Também na nota, a Secretaria de Olinda destacou que os dados da pandemia estão sendo positivos, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinados ao combate do coronavírus.

Tapioqueiras e artesãos da Sé

O adiamento, porém, não atinge as tapioqueiras do Alto da Sé. Após uma ação de sanitização no local, realizada durante a manhã, os profissionais que vendem tapioca, artesanato e outros produtos neste ponto histórico de Olinda poderão retomar as atividades nesta sexta.

A medida integra um decreto do Executivo municipal, que prevê o funcionamento dos estabelecimentos até 22h. O documento também permite o banho de mar e a prática de esportes na areia até 17h; reabertura dos quiosques na orla (sem a venda de bebidas alcoólicas) e aumento para 50% da capacidade em cultos religiosos.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

"A Prefeitura de Olinda esclarece que vem seguindo todas as posturas e orientações dos Decretos do Governo do Estado de Pernambuco em relação às regras sanitárias no combate ao COVID-19, dando sempre prevalência à salvaguarda da vida no Município. Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Saúde de Olinda registra dados da pandemia no Município que revelam resultado muito positivo, indicando ocupação de apenas 14% dos leitos destinando ao combate do novo coronavírus. No que toca à reabertura dos bares e restaurantes da cidade, prevista inicialmente para esta sexta-feira (17.07), visando uma harmonia Metropolitana na liberação das atividades comerciais, o Município adiará a reabertura de bares e restaurantes para a próxima segunda feira, dia 20.07".

Jaboatão dos Guararapes libera banho de mar a partir deste sábado (18)

Com a estabilização de novos casos do novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o banho de mar estará liberado nas praias do município a partir deste sábado (18). O decreto assinado pelo prefeito Anderson Ferreira, nesta sexta-feira (17), deixa claro que os banhistas terão que seguir uma série de protocolos para evitar possíveis contágios.

Uso de máscara

O uso de máscara é obrigatório quando a pessoa estiver fora da água, assim como o distanciamento social para evitar aglomerações. Caminhadas na faixa de areia e no calçadão, e passeios de bicicleta nas ciclofaixas já estavam permitidos desde o dia 21 de junho.

O decreto mantém proibida a prática de esportes coletivos, o uso de barracas, guarda-sóis, cadeiras, caixas térmicas, comércio ambulante e venda de comidas e bebidas.

Para assegurar que as medidas não serão descumpridas, a Prefeitura de Jaboatão vai manter o efetivo da Guarda Municipal, equipes de fiscalização, quadriciclo e drone na orla, das 7h às 19h. Os ambulantes cadastrados no município para trabalhar na orla recebem cestas básicas da Prefeitura, pois estão sem poder trabalhar devido ao Decreto Estadual.

Comentários

Últimas notícias