TAMANDARÉ

Lixo em trecho da Praia dos Carneiros pode ter sido causado por chuvas e maré alta, explica biólogo

Imagens enviadas à reportagem do JC mostram o lixo misturado a sargaço

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/07/2020 às 9:49 | Atualizado em 23/07/2020 às 17:48
CORTESIA
A foto foi tirada no trecho entre o Carneiros Beach Resort e o Bora Bora Restaurante - FOTO: CORTESIA

A Praia dos Carneiros, uma das belezas naturais do Litoral Sul de Pernambuco, localizada no município de Tamandaré, vem sendo vítima do descarte impróprio de lixo. O problema vai além da localidade, já que o lixo na faixa de areia pode ser proveniente tanto de banhistas e transeuntes do local e como do descarte em bacias hidrográficas (rios). Por estar próximo à desembocadura do rio Formoso, Carneiros recebe, com as marés lunares e grandes chuvas, os resíduos descartados em canais e riachos. 

Em imagens enviadas à reportagem do Jornal do Commercio, é possível observar sargaço misturado a canudos, tampas de garrafa, entre outras coisas. "Eu estou aqui há três semanas e sempre caminho na praia, e quando vejo, eu pego o lixo para jogar nas lixeiras, mas nos últimos dias eu venho ficando mais chocada", comenta a servidora pública Talita Menezes, que caminha no trecho entre o Carneiros Beach e o restaurante Bora Bora. 

O biólogo especialista em oceanografia e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho, explica que o acúmulo de lixo na faixa de areia em Carneiros pode ocorrer pelo fato da praia estar localizada no fim de uma bacia hidrográfica. "A maioria do lixo que chega em nosso litoral é oriundo de bacias hidrográficas, porque muitas das cidades que ocupam esses locais não possuem saneamento básico adequado. Então há sempre o depósito de lixo irregular em canais e riachos", exemplifica o biólogo. Assim, há duas principais possibilidades que explicam os resíduos chegarem ao oceano e serem depositados nas praias.

"A primeira possibilidade são as grandes chuvas que carregam esse lixo, já que uma parte fica aprisionado nos manguezais e a outra é depositada na linha de praia. A segunda são as grandes marés, pois nas marés lunares o mar penetra rio adentro por uma distância maior. Isso permite que o lixo, depositado nas margens dos rios, sejam transportados, durante a maré baixa, e depositados nas praias, principalmente no trecho da Praia de Carneiros, que é localizada no final da bacia hidrográfica do Rio Formoso", completa. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Tamandaré informou que "o lixo doméstico é retirado regularmente, sem interrupção", e que, "mesmo com os desafios de manutenções de máquinas, há cronograma rigoroso para manter toda a cidade limpa, compreendendo as praias e toda a extensão residencial".

A prefeitura informou ainda que, "no perímetro urbano e na área de Marinha (restingas, faixa de areia, etc), há fiscais de limpeza urbana da Secretaria de Infraestrutura nos pontos de lixo continuamente, e havendo contatação de irregularidade, solicita ao responsável a remoção imediata". "Quando o caso envolve crime ambiental de maior proporção contra o meio ambiente, a secretaria de Meio Ambiente é acionada e realiza a fiscalização e confecciona autos de infração e multas. Quando o delito acontece em perímetro urbano é também da competência dos fiscais de limpeza urbana e agentes de postura da secretaria de Infraestrutura a autuação e confecção de multas", conclui a nota.

A Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros (Adesc) também se pronunciou sobre o caso e reforçou que os lixos, presente na foto, podem ter sido causados pela maré alta. "A associação faz a limpeza diariamente, de forma privada e com o auxílio dos moradores, de todo litoral de Carneiros. O que acontece é que está tendo maré alta e, com isso, o lixo chega a faixa de areia junto com sargaço, assim como é visível na foto", completa Christiana Rocha, membro da associação e empresária local.   

Praia liberada para banho

As seis praias de Tamandaré, da Boca da Barra até Carneiros, estão liberadas para banho de mar em qualquer horário desde o início do mês de julho. Apesar da liberação, o comércio de praia, ambulantes, bem como passeios náuticos e restaurantes não estão autorizados a funcionar. Além disso, está proibido levar utensílios como cadeiras, guarda-sol e cooler para a faixa de areia.

Comentários

Últimas notícias