caruaru sustentável

Prefeitura de Caruaru inaugura primeiro Galpão de Triagem para reciclagem

O Galpão tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho para quem vive de reciclagem, além de fomentar a renda de várias famílias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 31/07/2020 às 13:09 | Atualizado em 31/07/2020 às 13:30
ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
Galpão de Triagem de Caruaru - FOTO: ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU

O primeiro Galpão de Triagem de Caruaru que visa permitir melhores condições de trabalho para as pessoas que vivem da reciclagem, construída no loteamento Fernando Lyra, no bairro Universitário, foi entregue à população.

O galpão foi criado com o objetivo de fortalecer as cooperativas de catadores e pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando emprego e renda, além de proteger o meio ambiente, reinserindo os resíduos recicláveis na cadeia de produção. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ressaltou que a entrega vai ajudar a girar a economia. "A gente entrega à população um equipamento que vai ajudar a girar a economia, a partir de um trabalho consciente de coleta de resíduos e a reutilização de parte desses materiais. Assim conseguimos dar oportunidade de renda para as pessoas e trabalhar no reaproveitamento do que é possível, através da coleta seletiva".

O secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, explicou que a instalação possui toda a estrutura necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e equipamentos que ajudarão no dia a dia, como empilhadeiras, prensas mecânicas e balanças. "Nossa expectativa é que o galpão permita fazer a triagem de até 12 toneladas de resíduos recicláveis por dia, diminuindo o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, protegendo o meio ambiente e gerando emprego e renda".

ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
Empilhadeira do Galpão de Triagem de Caruaru - ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU

Caruaru Sustentável

Tendo conhecimento da necessidade de proteger o meio ambiente, a Prefeitura de Caruaru busca formas de transformar o município de forma sustentável. Com o objetivo de destinar para os aterros sanitários o que não é possível ser reciclado, o município implantou em julho de 2018 a coleta seletiva e cadastrou 170 condomínios que efetuam a triagem do material diretamente na fonte.

ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
Coleta Seletiva Galpão de Triagem de Caruaru - ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU

Foram instalados 10 EcoPontos em locais estratégicos da cidade, que são equipamentos para a entrega voluntária de resíduos recicláveis como plástico, metal, papel e vidro, para fomentar a Coleta Seletiva.

O Papa-Pilha também é outra estratégia adotada pela Prefeitura, que visa o descarte correto do material, foram criados 12 pontos de coleta na cidade para receber pilhas e baterias, desta forma o município garante o descarte adequado e protege o meio ambiente.

Já o Cata-Treco foi criado para recolher móveis e eletrodomésticos usados. O serviço vai até a residência do solicitante e faz o transporte do material para duas associações de catadores. O serviço deve ser agendado pelo telefone 3701-1455 e é totalmente gratuito.

O serviço de compostagem também foi outra ideia do município, iniciado em 2019. A ideia tem o objetivo de gerar composto orgânico oriundo dos resíduos de poda e dos desperdícios das feiras livres. O adubo é destinado gratuitamente a agricultores e para manutenção de praças e parques da cidade.

Recentemente, no bairro Indianópolis, foi inaugurado também o primeiro Ecoestação de Caruaru. A estrutura visa estimular o descarte correto dos resíduos recicláveis. A população pode usar o espaço para a entrega de materiais como papelão, vidro, metal e plástico, além de volume maiores, como móveis, eletrodomésticos e metralhas. O local está totalmente preparado para receber de forma segura esses resíduos recicláveis.

Caruaru trabalha, ainda, com os Jardins Comunitários, estratégia que faz parte de uma parceria com a população e cria jardins por toda cidade. A intenção é transformar os locais que antes eram destinados para o acúmulo de metralha e lixo em jardins ornamentais para a comunidade, que fica responsável pela manutenção da área

ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
Coleta Seletiva Galpão de Triagem de Caruaru - FOTO:ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU
Empilhadeira do Galpão de Triagem de Caruaru - FOTO:ARNANDO FÉLIX/PREFEITURA DE CARUARU

Comentários

Últimas notícias