Saúde

Olinda disponibiliza testes grátis para covid-19 nesta quinta-feira; saiba como fazer

A iniciativa faz parte de uma série de mutirões voltados ao fortalecimento da saúde pública proposta pela Prefeitura do município

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/08/2020 às 8:45 | Atualizado em 13/08/2020 às 8:53
Divulgação
A ação acontece no Espaço de Lazer Caenga, no bairro de Águas Compridas - FOTO: Divulgação

Em Olinda, a população pode realizar, de forma gratuita, testagem rápida para covid-19 e exames de mamografia, HIV e sífilis nesta quinta-feira (13). A ação de saúde acontece no bairro de Águas Cumpridas, no Espaço de Lazer Caenga, das 8h às 12h, e para participar não é necessário agendamento prévio.

Nesta quinta, equipes de saúde também estarão presentes na ação para orientar a população sobre problemas como tabagismo e doenças entre idosos, além de disponibilizarem avaliação nutricional gratuita, auriculoterapia, ventosaterapia e vacinação. No consultório, o público pode receber atendimento clínico e implementação do Dispositivo Intrauterino (DIU).

A iniciativa faz parte de uma série de mutirões voltados ao fortalecimento da saúde pública proposta pela Prefeitura de Olinda. Segundo a diretora de Políticas Estratégicas da Secretária de Saúde de Olinda, Patricia Ferreira, a testagem para covid-19 é direcionada a pessoas que apresentaram sintomas da doença há mais de 14 dias."A testagem rápida é direcionada aos que tem ou tiveram sintomas gripais há mais de 14 dias. O teste tem resultado em 15 minutos", explicou.

Em Olinda, segundo boletim de casos disponibilizado pela Prefeitura na última quarta-feira (13), são 5.065 casos confirmados do novo coronavírus, destes, 1.707 são considerados casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.358 são considerados leves. Além disso, o município totaliza 447 óbitos e 4.022 pacientes recuperados.  

Espaço de Lazer Caenga

Inaugurado em julho deste ano, o espaço é destinado à prática de esportes e convivência. A partir de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Esportes e a Secretaria de Saúde de Olinda, o local têm sido usado para realização de diversas ações de atendimento médico.

O equipamento municipal conta com bancos, quadras de vôlei, futevôlei e futebol, além de pista para caminhada e bicicleta. Durante a pandemia o funcionamento está sendo parcial, seguindo todas as orientações para evitar o avanço da covid-19. 

Comentários

Últimas notícias