ELETRICIDADE

STF autoriza e Celpe pode voltar a suspender fornecimento de energia em casos de inadimplência

Em caso de corte, a Companhia deve seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 13/08/2020 às 17:31 | Atualizado em 13/08/2020 às 17:48
DIEGO NIGR/ACERVO JC IMAGEM
ALTA Custo da energia é maior com a escassez de água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste do País - FOTO: DIEGO NIGR/ACERVO JC IMAGEM

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está novamente autorizada a suspender o fornecimento de energia elétrica aos clientes inadimplentes. O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu, na tarde desta quinta-feira (13), uma liminar autorizando a suspensão. Com a pandemia, as fornecedoras de energia elétrica estavam proibidas de cortar o fornecimento dos clientes.

>> Defensoria Pública de Pernambuco e Celpe divergem sobre suspensão do corte de energia

>> Aneel suspende corte de energia nas casas de famílias carentes até o final do ano

>> Tarifa Social da Celpe pode ser solicitada pelo WhatsApp

Os consumidores que possuem conta em aberto já estão sendo avisados da existência do débito e terão a oportunidade de quitar a dívida, com condições especiais de pagamentos, como parcelamentos, segundo a Celpe.

Em caso de corte, a Companhia deve seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Depois de serem previamente comunicados da existência do débito e receber o reaviso, o cliente tem 15 dias para regularizar a situação. Se o débito permanecer, o fornecimento pode ser suspenso. Nesse caso, a energia será restabelecida em até 48 horas após a quitação das faturas em aberto.

Quem tiver débitos com a Celpe deve realizar a negociação prioritariamente pelo site www.celpe.com.br.

Segundo a Celpe, os clientes que estiverem enfrentando dificuldades contam com o Portal de Negociação, onde é possível realizar pagamento e parcelamento de débitos. A condição é válida para clientes residenciais que possuírem mais de duas contas de energia em aberto. Nas negociações, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

"O corte de energia é o último recurso utilizado pela empresa, antes são adotadas medidas administrativas para a quitação da dívida. Para evitar a suspensão do fornecimento de energia, a empresa está disponibilizando condições, realmente, diferenciadas aos clientes nesse momento de dificuldade", afirmou o superintendente da Celpe, Pablo Andrade.

De acordo com a Celpe, a maioria dos mais de 3,7 milhões de clientes se mantém com as contas em dia. Além dos clientes da Tarifa Social de Energia Elétrica, a Aneel decidiu manter a proibição de cortes de energia para imóveis residenciais nos quais morem pessoas que dependam do equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida até o final de 2020.

Mas a empresa ressalta que não se trata de isenção da conta de energia e recomenda que os clientes evitem acumular dívidas com a distribuidora.

Comentários

Últimas notícias