aborto

Menina de 10 anos que foi estuprada tem alta de hospital no Recife

Criança passou por aborto legal no Cisam no domingo (16)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/08/2020 às 8:57 | Atualizado em 19/08/2020 às 9:00
JAILTON JR./JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM DATA: 18.08.2020 ASSUNTO: CISAM UPE - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

A menina de 10 anos que passou pelo processo de aborto legal no Recife já deixou o hospital Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). A alta estava inicialmente prevista para essa terça-feira (18); o horário da saída e o destino da criança não foram divulgados para preservar sua imagem.

O procedimento médico aconteceu na tarde desse domingo (16). A criança, que engravidou após ser estuprada pelo tio desde os 6 anos na cidade de São Mateus, precisou viajar do Espírito Santo para interromper sua gestação. A operação foi autorizada judicialmente na sexta-feira (14), mas os médicos do estado capixaba optaram por não realizá-lo. Por isso, a paciente foi encaminhada ao Cisam, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. O suspeito foi preso nessa terça-feira em Minas Gerais. 

Nessa terça, o Cisam amanheceu com cartazes e balões fixados na fachada em solidariedade à garota. Os manifestantes também levaram uma cesta de presentes para a vítima, a família e a equipe médica que cuidou do caso. 

DIVULGAÇÃO
Presentes recebidos pela menina de 10 anos, vítima de estupro no Espírito Santo e submetida a aborto no Cisam, no bairro da Encruzilhada, Recife - DIVULGAÇÃO
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Grades do CISAM amanhecem com cartezes e balões corolidos - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
APOIO Grades da unidade de saúde amanheceram com cartazes e balões coloridos. Grupo quis homenagear à criança, que foi alvo de protesto no dia em que chegou ao Estado - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM DATA: 18.08.2020 ASSUNTO: CISAM UPE - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM DATA: 18.08.2020 ASSUNTO: CISAM UPE - JAILTON JR./JC IMAGEM

>> "Procedimento foi legal", diz vice-presidente da OAB-PE sobre caso de aborto de menina de 10 anos no Recife

>> Confusão envolvendo aborto em criança de dez anos no Recife repercute no Brasil

>> Em vídeo, Dom Fernando Saburido se coloca contra aborto em menina de dez anos: "a igreja defende a vida"

O caso repercutiu em todo País sobretudo depois dos protestos que ocorreram em frente à maternidade, com a presença de grupos pró e contra o procedimento. A transferência da menina deveria ter acontecido em sigilo, mas o nome da menina e do hospital foram vazados e divulgados na internet. 

Entenda o caso

A autorização para o aborto legal da garota de dez anos foi dada pela Vara da Infância e da Juventude da cidade de São Mateus. No despacho, o juiz determinou que a criança fosse submetida ao procedimento de melhor viabilidade e o mais rápido possível para preservar a vida dela.

O caso foi descoberto quando a menina deu entrada no dia 8 de agosto no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, com sinais de gravidez. A garota estava se sentindo mal e a equipe médica desconfiou da barriga "crescida" da menina. Ao realizar exames, os enfermeiros descobriram que ela estava grávida de três meses. Em conversa com médicos e com a tia, a criança confidenciou que o tio a estuprava desde os seis anos e que nunca contou aos familiares porque era ameaçada. O homem fugiu depois que a gravidez foi descoberta.

Comentários

Últimas notícias