POLÍCIA

Tio suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos é preso em Minas Gerais, diz governador do Espírito Santo

Suscetivos abusos aconteceram durante cerca de quatro anos no Espírito Santo. A gravidez da menina foi interrompida no último domingo (16)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/08/2020 às 7:55 | Atualizado em 18/08/2020 às 15:27
JC IMAGEM
A vinda da criança ao Recife foi determinada depois que médicos do Espírito Santo se negaram a fazer o aborto, alegando que a gestação estava acima das 22 semanas - FOTO: JC IMAGEM

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou na manhã desta terça-feira (18) que o tio suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 10 anos que posteriormente passou por aborto legal no Recife foi preso em Minas Gerais.

"Que sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável dessa natureza. Detalhes da operação serão repassada pela equipe segurança ainda hoje", disse Casagrande, pelo Twitter.

Segundo o G1, o suspeito foi preso em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, e será encaminhado ao Complexo Penitenciária de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória.

A equipe da Polícia Civil está em deslocamento para o Espírito Santo. Mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa com horário a definir.

O foragido de 33 anos, ex-presidiário, já chegou a cumprir pena por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma.

O novo mandado de prisão, por estupro de vulnerável, foi expedido pela 3.ª Vara Criminal de São Mateus, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), na quarta-feira passada, 12.

» "Não é com ódio que se resolve uma gravidez indesejada", diz médico Olímpio Moraes

» Médico cumpriu dever ético, técnico e legal, diz Cremepe sobre procedimento de aborto em menina de 10 anos

» "Procedimento foi legal", diz vice-presidente da OAB-PE sobre caso de aborto de menina de 10 anos no Recife

» Confusão envolvendo aborto em criança de dez anos no Recife repercute no Brasil

Entenda o caso

O caso foi descoberto quando a menina deu entrada no dia 8 de agosto no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, com sinais de gravidez. A garota estava se sentindo mal e a equipe médica desconfiou da barriga "crescida" da menina.

Ao realizar exames, os enfermeiros descobriram que ela estava grávida de três meses. Em conversa com médicos e com a tia, a criança confidenciou que o tio a estuprava desde os seis anos e que nunca contou aos familiares porque era ameaçada. O homem fugiu depois que a gravidez foi descoberta. 

A autorização para o aborto legal da garota de dez anos foi dada pela Vara da Infância e da Juventude da cidade de São Mateus. No despacho, o juiz determinou que a criança fosse submetida ao procedimento de melhor viabilidade e o mais rápido possível para preservar a vida dela.

A jovem teve o atendimento negado na unidade de referência do Estado onde mora e, por isso, precisou vir a Pernambuco para realizar a interrupção da gravidez.

No domingo (16), ela realizou o procedimento no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Zona Norte do Recife. No local, houve protestos a favor e contra o aborto, envolvendo políticos, religiosos e membros da sociedade civil.

Comentários

Últimas notícias