O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou na manhã desta terça-feira (18) que o tio suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 10 anos que posteriormente passou por aborto legal no Recife foi preso em Minas Gerais.
- Confusão envolvendo aborto em criança de dez anos no Recife repercute no Brasil
- Em vídeo, Dom Fernando Saburido se coloca contra aborto em menina de dez anos: "a igreja defende a vida"
- "Procedimento foi legal", diz vice-presidente da OAB-PE sobre caso de aborto de menina de 10 anos no Recife
- Menina de 10 anos que realizou aborto no Recife está estável, diz hospital
- Menina de 10 anos, submetida a aborto no Recife, deverá receber alta médica nesta terça-feira
- Uma rede de carinho em torno de menina de 10 anos, após estupro e aborto
- Médico cumpriu dever ético, técnico e legal, diz Cremepe sobre procedimento de aborto em menina de 10 anos
"Que sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável dessa natureza. Detalhes da operação serão repassada pela equipe segurança ainda hoje", disse Casagrande, pelo Twitter.
A nossa polícia efetuou nesta madrugada a prisão do estuprador da menina violentadano no interior do ES. Que sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal, cruel e inaceitável dessa natureza. Detalhes da operação serão repassada pela equipe segurança ainda hoje.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) August 18, 2020
Segundo o G1, o suspeito foi preso em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, e será encaminhado ao Complexo Penitenciária de Xuri, em Vila Velha, na Grande Vitória.
A equipe da Polícia Civil está em deslocamento para o Espírito Santo. Mais detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa com horário a definir.
O foragido de 33 anos, ex-presidiário, já chegou a cumprir pena por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma.
O novo mandado de prisão, por estupro de vulnerável, foi expedido pela 3.ª Vara Criminal de São Mateus, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), na quarta-feira passada, 12.
» "Não é com ódio que se resolve uma gravidez indesejada", diz médico Olímpio Moraes
» Confusão envolvendo aborto em criança de dez anos no Recife repercute no Brasil
Entenda o caso
O caso foi descoberto quando a menina deu entrada no dia 8 de agosto no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, com sinais de gravidez. A garota estava se sentindo mal e a equipe médica desconfiou da barriga "crescida" da menina.
Ao realizar exames, os enfermeiros descobriram que ela estava grávida de três meses. Em conversa com médicos e com a tia, a criança confidenciou que o tio a estuprava desde os seis anos e que nunca contou aos familiares porque era ameaçada. O homem fugiu depois que a gravidez foi descoberta.
A autorização para o aborto legal da garota de dez anos foi dada pela Vara da Infância e da Juventude da cidade de São Mateus. No despacho, o juiz determinou que a criança fosse submetida ao procedimento de melhor viabilidade e o mais rápido possível para preservar a vida dela.
A jovem teve o atendimento negado na unidade de referência do Estado onde mora e, por isso, precisou vir a Pernambuco para realizar a interrupção da gravidez.
No domingo (16), ela realizou o procedimento no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), na Zona Norte do Recife. No local, houve protestos a favor e contra o aborto, envolvendo políticos, religiosos e membros da sociedade civil.
Comentários