SAÚDE

Maior hospital de campanha do Recife dá alta ao último paciente e é desativado

A unidade é a primeira a fechar completamente entre as sete criadas especificamente para pacientes da covid-19 na capital pernambucana. Outras quatro tiveram estrutura externa desativada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/08/2020 às 11:38 | Atualizado em 24/08/2020 às 12:04
JAILTON JR./JC IMAGEM
Leitos de UTI e enfermaria de hospital de campanha em Pernambuco - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

A Prefeitura do Recife anunciou, nesse domingo (23), que o Hospital Provisório dos Coelhos encerrou as atividades no Recife ao ter dado alta ao último paciente após mais de quatro meses de funcionamento. A unidade é a primeira a fechar completamente entre as sete criadas especificamente para pacientes da covid-19 na capital pernambucana. Outras quatro tiveram estrutura externa desativada. Agora, um total de 560 leitos - 100 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - já foram inativados na cidade, enquanto 464 seguem em funcionamento, sendo 242 de UTI e 222 de enfermaria. Segundo a gestão municipal, o fechamento se deu porque os indicadores da pandemia estão há cerca de cem dias de queda, e a ocupação de leitos está em baixa desde o início de julho, quando as UTIs chegaram a ter 189 pessoas em estado grave.

O fechamento gradativo foi anunciado no último dia 12, quando a unidade deixou de receber novos pacientes. No início de julho, a Prefeitura desmobilizou 90 leitos de uma das enfermarias do HPR 2. Nas últimas semanas, foram desativados os 260 leitos restantes, sendo 100 de UTI. As equipes da Secretaria de Saúde retiraram camas, respiradores, concentradores de oxigênio, desfibriladores cardíacos, monitores de sinais vitais e outros equipamentos médico-hospitalares que estão sendo levados para outras unidades de saúde municipais, como as maternidades e o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Areias. Parte dos materiais ficará temporariamente guardada em galpões para caso a curva epidêmica volte a subir e a gestão identifique a necessidade de voltar a abrir mais leitos municipais. Os profissionais que tinham contrato temporário para a pandemia vão ter os contratos encerrados.

» Com redução de casos graves, profissionais de saúde se despedem do front nas unidades de combate à covid-19 do Recife

Agora, começarão a ser desmontadas as estruturas das paredes, teto e pisos do que foi o maior hospital de campanha municipal, com mais de 8.000 m² de área e 350 leitos ativos - 250 de enfermaria e 100 de UTI. Desde o dia 22 de abril, mais de 1.600 pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 se trataram na unidade de saúde administrada pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). “A sensação que temos é de dever cumprido. Estou aqui representando cada profissional que fez parte dessa história. A saída do nosso último paciente é uma vitória. Seu Ivan representa um ciclo que está se encerrando. É o fim de um processo de muitas lutas e vitórias”, disse a diretora-médica do HPR 2, Danielle Batista, à Prefeitura do Recife.

Último paciente curado da doença no HPR 2, o policial militar da reserva Ivan Luiz Monteiro, 58 anos, deixou a unidade sob aplausos da equipe, depois de 12 dias de internação, com momentos difíceis na UTI. “Eu sou um felizardo. Primeiramente pela vontade de Deus, e segundo por vocês do hospital. Nunca pensei que iria chegar e ter um tratamento cinco estrelas aqui. Estou agradecendo sem demagogia a todos. Eu estou muito grato”, disse Ivan Luiz, que é morador da Várzea e iniciou a doença com febre, coriza, dores nas articulações e sem sentir cheiro. A entrevista foi realizada e enviada à imprensa pela Prefeitura do Recife.

Unidades desativadas

Ao todo, haviam sido abertos cerca de mil leitos em sete hospitais de campanha e leitos de covid-19 em outras duas unidades de saúde. Além das 90 enfermarias fechadas no HPR 2, foram desativados leitos nos hospitais construídos nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR - Curado) e das Policlínicas Barros Lima (Casa Amarela), Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Arnaldo Marques (Ibura). No HMR e nas policlínicas, foram removidas as estruturas provisórias erguidas nas áreas externas das unidades, mas todas permanecem com leitos de covid-19 nas áreas internas. 

As futuras desativações de leitos serão divulgadas pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) à medida que forem sendo definidas, segundo assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura do Recife não soube informar à reportagem o valor investido no hospital de campanha dos Coelhos e nas estruturas já desativadas. A gestão afirmou que economizou R$ 230 milhões em diversas áreas para investir na contenção da doença.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (24), mais 217 casos do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmados 9 novos óbitos em decorrência da covid-19. Agora, Pernambuco tem o total de 119.357 pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 7.399 vidas perdidas.

Comentários

Últimas notícias