No dia em que Pernambuco liberou atividades, como treinamento de modalidades coletivas esportivas e funcionamento de cursos livres com 50% da capacidade, nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata, o Estado confirmou, nesta segunda-feira (24), mais 217 casos do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmados 9 novos óbitos em decorrência da covid-19. Agora, Pernambuco tem o total de 119.357 pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 7.399 vidas perdidas.
TUDO SOBRE A COVID-19
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
Entre os casos confirmados nesta segunda, 36 (16,5%) são considerados graves que se enquadram como casos graves, que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e 181 (83,5%) são leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 25.187 se enquadram como graves e 94.170, leves.
As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram desde o dia 25 de julho, em que duas ocorreram nesse domingo (23), quatro no dia 20 de agosto, uma no dia 19 de agosto, uma no dia 14 de agosto e uma no dia 25 de julho.
Atividades retomadas nesta segunda-feira
Apesar de continuar na etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19, algumas atividades são liberadas a partir desta segunda-feira em Pernambuco. A contar de hoje, está permitido nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata o treinamento de modalidades coletivas como basquete, vôlei, handebol e futsal. Também nesta segunda, cursos livres poderão funcionar com 50% da capacidade, com alunos a partir dos 15 anos. No Sertão de Pernambuco, em municípios como Salgueiro e Petrolina, que passaram para a etapa 6 do plano, restaurantes e demais serviços de alimentação estão liberados das 6h às 20h, assim como academias de ginástica e similares.
As regras para o retorno dos treinamentos de modalidades coletivas é de que os atletas sejam federados e maiores de 12 anos de idade. Por isto, ainda não são permitidas escolinhas esportivas, nem atividades esportivas de lazer. Ainda na RMR e Zona da Mata, os cursos livres, como aulas de idioma, de qualificação e formação profissional e cursos das autoescolas avançaram mais um passo no plano de retomada, podendo funcionar com até 50% da capacidade. A retomada dos setores é feita a partir de protocolos divulgados pelo Governo de Pernambuco para que as atividades possam funcionar de forma a minimizar os riscos de transmissão da doença.
Comentários