Polícia

Empresa de mineração ilegal é embargada pela CPRH em Camaragibe

Sem a documentação necessários para devida atuar, empresa realizava suas atividades de forma ilegal

Jorge Nunes
Cadastrado por
Jorge Nunes
Publicado em 24/08/2020 às 17:35 | Atualizado em 24/08/2020 às 17:54
Assessoria da Prefeitura de  Camarigibe
A empresa além de agir ilegalmente, ainda prejudicava o meio ambiente - FOTO: Assessoria da Prefeitura de Camarigibe

Uma empresa de mineração que agia de forma ilegal no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, teve suas atividades embargadas. A punição veio após a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e do setor de Gerenciamento de Agricultura e Mineração, realizar uma fiscalização na última sexta-feira (21) e identificar irregularidades no local.

O negócio funcionava em frente ao shopping da cidade e fazia uso de pólvoras para implodir rochas no local. Para que a empresa pudesse funcionar normalmente, a mesma deveria possuir a autorização de atuar na área de mineração. No entanto, os responsáveis não possuíam a documentação, nem a autorização especial, emitida pelo Exército Brasileiro, para o manuseio e uso de material explosivo.

Outras punições

Os fiscais ainda constataram que a empresa, após retirar as rochas, colocava as pedras em uma Área de Preservação Permanente (APP), que fica localizada às margens do Riacho de Pedrinhas. O riacho é um alimentador do Açude do Privê, que é protegido Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). Além do embargo, a empresa terá de recompor a vegetação da APP.

A ação de fiscalização que terminou com o embargo da empresa de mineração foi realizada em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e a Prefeitura de Camaragibe.

Comentários

Últimas notícias