Suspensas desde o início da pandemia, as atividades presenciais nas Academias do Bairro voltaram nesta segunda-feira (24) na cidade de Olinda. Entretanto, para que isso fosse possível, uma série de novos protocolos foram adotados para garantir a segurança dos olindenses. As unidades que estão retornando estão localizadas em bairros como Grito da República, Ilha de Santana, Guedes Alcoforado, Ouro Preto, Caic, Caenga, Alto da Conquista, Alto da Bondade e Memorial Arcoverde. Somente a unidade do bairro de Caixa D’água continuará fechada.
O retorno era aguardado. No primeiro dia de volta, muitas pessoas foram vistas pela reportagem da TV Jornal. A vendedora Solange da Silva e a dona de casa Maria das Graças estavam ansiosas para retornar às atividades físicas. No entanto, tiveram que seguir os novos procedimentos, como higienizar as mãos, usar a máscara, manter o distanciamento social, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e chegar quinze minutos antes do início das atividades.
"As aulas só serão realizadas em áreas externas e seguindo todos os protocolos. Temos um grande número de pessoas idosas e esse cuidado, que nós já tínhamos antes da pandemia, está sendo redobrado", explicou Natália Santos, uma das coordenadoras do projeto. As aulas tem horário fixo de quarenta minutos de duração em três turnos: manhã, tarde e noite.
Já para quem ainda não pode voltar presencialmente, há também uma opção remota oferecida pela Secretaria Executiva de Esportes de Olinda quando as atividades ficaram suspensas. A modalidade vai continuar mesmo com o retorno das atividades presenciais e as aulas onlines acontecem todas as terças e quintas-feiras pelo aplicativo Zoom, com rodízio de professores, no período da tarde.