Uma explosão de gás de cozinha deixou um idoso ferido no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife. Antônio da Paixão Marques Sousa foi encaminhado para a UPA dos Torrões, também na Zona Oeste, mas logo em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, na área central da capital.
>> Dicas de segurança na hora de manusear o botijão de gás
>> Os cuidados necessários com mangueira e registro do botijão de gás
De acordo com o HR, Antônio sofreu queimaduras na perna e teve os curativos feitos no hospital. Ele foi transferido para a unidade de tratamento de queimados e está estável.
O botijão, presente na maioria das residências, ainda gera dúvidas quanto ao seu manuseio correto. O gás de cozinha, formado por uma mistura dos gases butano e propano, é altamente inflamável, podendo causar acidentes.
O capitão do Corpo de Bombeiros Klebson Azevedo afirma que algumas medidas podem ser tomadas para evitar acidentes envolvendo botijões de gás nas residências e estabelecimentos comerciais.
“Se deve atestar o tipo de produto que está sendo utilizado, se foi averiguado pelo Inmetro e se tanto a válvula quanto a mangueira estão no prazo de validade, que é de cinco anos. Depois, e o mais importante de tudo, é não trocar os objetos que formam o botijão por outros não apropriados. Por exemplo, modificar a mangueira própria dele por uma de jardim. Utilizar força bruta na válvula também danifica o objeto e pode causar vazamentos”, explica.
Klebson também desta alerta que, se o vazamento já estiver acontecendo, o ideal é facilitar a circulação do ar para que o gás seja dissipado.
“Se a pessoa entrar em casa e sentir cheiro de gás, não deve ligar nenhum equipamento eletrônico, luz, lâmpada, ou nada que produza fagulha. E também deve abrir as janelas e portas o mais rápido possível, para dispersar o produto”, detalha.