A prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (25), uma oficina para capacitar moradores da cidade para a preservação do patrimônio histórico. O encontro aconteceu no anexo da Igreja do Rosário, durante a manhã, e contou com a apresentação de como será realizado o trabalho e como se dará a participação do morador, além de noções de educação patrimonial.
Segundo a prefeitura, a iniciativa se deu pela parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, com o objetivo de realizar a Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) na Barreira do Rosário.
No projeto, os moradores serão orientados para o acesso a linhas de crédito para aquisição de materiais de construção. O interessado viabiliza os recursos, enquanto o poder público oferece a mão de obra para a execução dos serviços.
A secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, explicou que a falta de condições financeiras para contratação de arquiteto para elaboração de projetos é o argumento frequente dos moradores autuados por execução de construções irregulares, principalmente no Sítio Histórico de Olinda. “Então estamos trabalhando para atender essa demanda e permitir que as melhorias sejam realizadas, preservando as características dos imóveis e da paisagem", afirmou.
Cerca de 30 residências foram selecionadas para serem beneficiadas com projetos completos de arquitetura, através de visitas às ruas atendidas pela ação e mobilização porta a porta.