O município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, lançou, nesta sexta-feira (28), o Programa Novas Conexões - Bases para a Escola do Futuro, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I. Trata-se de uma iniciativa para universalizar o acesso à internet para os alunos da rede municipal de ensino, com um modelo híbrido, material pedagógico e aulas online.
O programa tem o objetivo de ampliar os canais de comunicação e criar condições para os professores e alunos executarem as atividades remotas durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Paulista tem quase 20 mil estudantes na rede municipal e, segundo a prefeitura, será a primeira cidade a universalizar o acesso à internet.
Um aplicativo será disponibilizado para os alunos e na plataforma será possível realizar as pesquisas e assistir as aulas. Os conteúdos serão divididos para os Anos Iniciais, Finais e o EJA.
"Em relação às aulas remotas, nós vamos conversar com o Sindicato dos Professores para avaliarmos a melhor forma de cumprirmos a carga horária estabelecida”, enfatizou o secretário de Educação, Carlos Júnior.
Além dos alunos, a prefeitura afirma que os 1.400 professores da rede também receberão Chrome Books, computadores pessoais para o planejamento e execução das atividades remotas.
“O professor já está acostumado a enfrentar desafios em sala de aula. E com a pandemia isso veio de uma forma abrupta. Então esse projeto Novas Conexões veio para ajudar tanto os professores como os alunos. Nós não nascemos sabendo e acredito que vamos superar e todos nós temos que nos adaptar e que isso tudo vai passar”, disse Sílvia Tavares, professora da Escola Municipal Irmã Assunta, um das que recebeu o computador.
A implantação do Programa Novas Conexões acontecerá em etapas. A começar por ações formativas sistemáticas e direcionadas; em seguida acesso à internet aos professores e alunos; distribuição de material pedagógico impresso; criação do Portal da Educação do Paulista e lançamento do aplicativo Família Conectada.
A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a prefeitura de Paulista para saber quando os alunos terão acesso, de fato, aos materiais e conteúdos do programa, mas não obteve resposta até a última atualização deste texto. Assim que houver retorno da prefeitura, esta matéria será atualizada.
No início do mês de agosto, o governo de Pernambuco também lançou um programa semelhante para atender os alunos e professores da rede estadual de ensino.