PANDEMIA

Pessoas em situação de rua passam por teste de covid-19 em Jabotão dos Guararapes

A ação foi realizada pela prefeitura do município, em uma estrutura montada sob o viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 02/09/2020 às 20:05 | Atualizado em 02/09/2020 às 21:08
CHICO BEZERRA/JABOATÃO DOS GUARARAPES/DIVULGAÇÃO
Outra ação semelhante deve ocorrer na próxima sexta-feira (4). - FOTO: CHICO BEZERRA/JABOATÃO DOS GUARARAPES/DIVULGAÇÃO

Pessoas em situação de rua passaram por testes para a covid-19, na manhã desta quarta-feira (2), em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A ação foi realizada pela prefeitura do município, em uma estrutura montada sob o viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres. 

Neste primeiro dia de ação, foram testados 76 usuários. Três apresentaram resultado positivo para covid-19. De pronto, foram encaminhados para unidades de assistência do município.

Além do diagnóstico da covid-19, a secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania e a secretaria de Saúde também realizaram testes de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e HIV. 

O resultado dos testes são entregues às pessoas em apenas 30 minutos. A partir da confirmação, o encaminhamento para as unidades de assistência é realizado automaticamente. "Nosso trabalho com a população em situação de rua é permanente. Agora, com esta pandemia, estamos reforçando os serviços, tendo em vista que são pessoas que estão em uma situação maior de vulnerabilidade", comentou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa.

Segundo a prefeitura, o quantitativo de kits de café da manhã e de banho, serviços reforçados ao longo da pandemia, foram intensificados. Outra ação semelhante deve ocorrer na próxima sexta-feira (4), na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. 

Ainda de acordo com a prefeitura de Jaboatão, quando os primeiros casos de covid-19 foram registrados, refeições e produtos de higiene têm sido distribuídos. Espaços para banho foram disponibilizados no equipamento montado sob o viaduto Geraldo Melo e na Casa da Cultura. Assistentes sociais também orientam as pessoas em situação de rua quanto aos cuidados necessários para que não sejam infectados pelo coronavírus.

Comentários

Últimas notícias