Nesta quinta-feira (3) a Secretaria de Saúde de Olinda recebeu 137 smartphones para que agentes possam realizar o controle da dengue no município. A doação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e será utilizada por agentes de Controle de Endemias (ACEs), supervisores e coordenadores do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao).
- Aedes aegyptis estéreis lançados por drones no Recife para combater zika, dengue e chicungunha
- Recife usa drone para combater chicungunha, zika e dengue
- Pernambuco tem aumento de 161% nos casos suspeitos de dengue, zika e chicungunha em 2019
- Cantor sertanejo de 27 anos morre de dengue hemorrágica
- Em meio à pandemia do coronavírus, Pernambuco tem confirmadas primeiras mortes de 2020 por chicungunha e dengue
Segundo explicou a Prefeitura de Olinda, o sistema dos aparelhos funciona com um módulo web (E-VISITA) do Programa de Controle da Dengue, que permite aos ACEs monitorar as visitas domiciliares, orientando as famílias de suas áreas de atuação para gerar relatórios, análise de desempenho e outras funcionalidades.
O sistema permite também o registro de fotos espacializadas dos focos e locais vulneráveis ao mosquito, que servem para ilustrar a situação da área em tempo real.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Luciana Lopes, o sistema "oferece mais agilidade e resolutividade nas informações apuradas diretamente nas visitas". Luciana informou que aproximadamente 196 mil imóveis já foram cadastrados no sistema instalado nos novos smartphones.
Comentários