feriadão

Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco, tem domingo de sol com praia lotada

Famosa praia pernambucana teve movimento grande neste domingo (6), o primeiro depois da reabertura do comércio na orla. No entanto, nem todos os banhistas usaram máscara e cumpriram o distanciamento

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 06/09/2020 às 14:00 | Atualizado em 06/09/2020 às 18:24
Bobby Fabisak/JC Imagem
Porto de Galinhas lotada na tarde deste domingo (6) muita gente aproveitando o feriadão. - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Conhecido por levar milhares de banhistas às praias, fazendo uma abertura antecipada do verão em Pernambuco, o feriadão de 7 de setembro não fez diferente este ano, mesmo em tempos de pandemia. Em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Grande Recife, a movimentação foi intensa neste domingo (6), o primeiro desde a volta do comércio na faixa de areia. Muitas pessoas, no entanto, não atentaram-se à importância de usar máscara e manter o distanciamento social para diminuir o contágio pelo coronavírus.

>> Domingo de praia cheia em Boa Viagem tem distanciamento parcial e pouco uso de máscara

>> Acesso ao Litoral Sul durante feriado tem mudança temporária no tráfego

O descumprimento das regras por parte dos frequentadores da famosa praia pernambucana chamou a atenção da pesquisadora Aglaé Galvão, 51 anos, moradora do Recife, que foi passar o feriado em Porto de Galinhas ao lado da filha e da irmã. "Vimos aglomeração em bares no Centro e agora na praia. O distanciamento é praticamente nenhum e muita gente não está usando máscara. É uma pena. O pessoal está brincando com a realidade, nada acabou ainda, pelo contrário", disse.

De férias em Ipojuca, acompanhado da esposa, o eletricista Marcos Carvalho, 57, de São Paulo, fez observação semelhante. "Não há distanciamento na praia. Além disso, as pessoas, infelizmente, dizem que não vão usar máscaras porque marca o rosto e coisa assim. Quanto à infraestrutura da cidade, o pessoal que nos atendeu foi perfeito, fazendo uso de máscaras, luvas, álcool em gel, sem problema algum", relatou. 

Barraqueiros de volta à praia

Para os comerciantes da faixa de areia, o feriadão de praia lotada foi um alento depois da pausa de aproximadamente cinco meses nas atividades. Eles relatam que estão se esforçando para cumprir o protocolo, com uso de máscaras, higienização reforçada e disponibilização de álcool em gel, mas ainda encontram um pouco de dificuldade de compreensão de alguns clientes com relação a medidas como o distanciamento.

"O movimento está muito bom e, nesta segunda-feira, deve ser bem mais agitado. Estamos respeitando os protocolos, porém, alguns turistas não entendem que só podemos colocar quatro cadeiras em um guarda-sol. A gente diz que não pode, às vezes insistem e acabamos perdendo o cliente. Mas é o primeiro fim de semana, aos poucos tudo vai se ajeitando", disse a vendedora Mileyde Santana, 30, que administra com a mãe uma barraca existente há mais de 20 anos.

A restrição não foi problema para a família da vendedora Adriana Santos, 46, que elogiou o atendimento. "As mesas estão distantes e não vi aquela aglomeração embaixo dos guarda-sóis. Deram álcool em gel para higienizar as mãos e só estamos tirando as máscaras para comer e tomar banho de mar", afirmou.

Para fiscalizar o cumprimento do protocolo setorial pelos comerciantes, a Prefeitura de Ipojuca informou que há ações em bares, restaurantes e no comércio das praias da cidade. Além disso, segundo o município, agentes de endemias realizam ações educativas sobre a importância de cumprir os protocolos sanitários e as medidas de prevenção ao coronavírus.

Trânsito na chegada a Porto de Galinhas

Quem optou por visitar Porto de Galinhas neste domingo (6) enfrentou trânsito lento a partir do distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, na saída do pedágio da Rota do Atlântico. A concessionária que administra a rodovia que dá acesso ao Litoral Sul estima que cerca de 75 mil veículos devem trafegar pela área neste feriadão.

Domingo de praia cheia em Boa Viagem, no Recife

O domingo de praia em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, teve um cenário mais próximo do que estaremos acostumados com a convivência com a covid-19. Areia cheia, muitos banhistas e comerciantes seguindo as recomendações sanitárias. O ponto negativo ficou por conta do uso da máscara, desrespeitado por muitos banhistas.

Na altura do Hotel Internacional o distanciamento entre as barracas foi parcialmente respeitado.  Um dos que curtiam a praia foi o empresário Genário Cardoso. Ele ressaltou a importância de manter os cuidados sanitários. "Trabalho tem que ser consciente, tem que ser mantendo a distância e a higiene. As pessoas também precisam ser conscientes usando máscaras e mantendo o distanciamento um do outro", observou. "Cheguei agora e percebi que o pessoal está de máscara e mantendo a distância".

 

Bobby Fabisak/JC Imagem
Chegada a Porto de Galinhas teve muito engarrafamento no domindo (06) - FOTO:Bobby Fabisak/JC Imagem
Bobby Fabisak/JC Imagem
Porto de Galinhas no domingo, 06 de setembro - FOTO:Bobby Fabisak/JC Imagem
Bobby Fabisak/JC Imagem
Porto de Galinhas no domingo, 06 de setembro - FOTO:Bobby Fabisak/JC Imagem
Bobby Fabisak/JC Imagem
Praia de Porto de Galinhas no feriadão - FOTO:Bobby Fabisak/JC Imagem

Comentários

Últimas notícias