O primeiro domingo depois do último feriadão terá uma mobilização menor dos poderes públicos em relação à fiscalização das praias. No feriado prolongado de 7 de setembro, o que se viu foi praias lotadas, muita aglomeração e regras de distanciamento e de uso obrigatório de máscara sendo desrespeitadas. Para este domingo (13), o que se espera é menos gente na praia e menos problemas também.
Uma prévia do que será este domingo pôde ser observado ontem (12). Em Olinda, equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e Polícia Militar estiveram este sábado na praia, trabalhando para que o Plano de Convivência do Governo do Estado fosse cumprido. Além disso, a maioria dos barraqueiros estavam seguindo os protocolos de segurança exigidos.
Também neste sábado (12), a Praia de Boa Viagem, no Recife, tinha uma situação melhor do que uma semana atrás, quando uma multidão tomou conta da faixa de areia. Apesar da quantidade reduzida de banhistas, muitos ainda estavam sem máscaras e desrespeitando a recomendação de distanciamento social. Profissionais da Dircon, Polícia Militar, Guarda Civil e Vigilância Sanitária também percorreram os oito quilômetros da orla de Boa Viagem e do Pina para vistoriar o cumprimento de normas. De acordo com o protocolo do Governo do Estado, a ocupação das praias deve respeitar o distanciamento de quatro metros quadrados para cada grupo de até dez pessoas.
EFETIVO
A Prefeitura do Recife informou, através de nota, que mantém vigilância ao cumprimento do protocolo de convivência com a covid-19. A prefeitura informou que na orla de Boa Viagem e do Pina, a fiscalização será feita, neste sábado e domingo, com um efetivo de “mais de 100 profissionais da Dircon, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e CTTU que realizarão rondas ao longo dos oito quilômetros da praia para verificar se os ambulantes e barraqueiros estão respeitando as normas”. No final de semana passado o efetivo foi de 120 agentes públicos.
A prefeitura do Recife destacou ainda no comunicado que os banhistas também devem fazer a sua parte. “É fundamental contar com a cooperação da população, que é imprescindível na luta contra o Coronavírus, para que o Recife mantenha os mais de 110 dias de redução dos números de casos”, pediu a prefeitura.
No litoral Sul, em Ipojuca, a praia de Porto de Galinhas vai contar com um efetivo 110 guardas municipais e 30 de salva vidas. No feriadão de sete de setembro, a equipe de fiscalização e de resgate foi bem maior. Eram 390 guardas municipais e 30 salva vidas. A prefeitura de Ipojuca ainda montou uma ação de conscientização para este final de semana, com distribuição de máscaras, álcool em gel e de máscaras para os comerciantes ambulantes, jangadeiros, bugueiros e comerciantes da vila de Porto. A ação da Secretaria de Turismo com a Vigilância Sanitária do Ipojuca também vai orientar, observar o cumprimento das normas de higiene e distribuir, quando necessário, máscaras e álcool em gel para banhistas, moradores e turistas que estejam circulando na orla.
- Sábado de feriadão tem praias movimentadas e poucas máscaras no Grande Recife
- Expectativa é que casos voltem a aumentar, acredita epidemiologista após praias lotadas no feriadão em Pernambuco
- Aglomeração nas praias: houve atitudes egoístas e equivocadas, mas governo não anunciou reforço na fiscalização
- Com fiscalização, praias de Recife e Olinda têm movimentação tranquila neste sábado (12)
Comentários