TREMOR

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Atlântico próximo a Fernando de Noronha, mas sem risco de tsunami

O abalo sísmico foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN)

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 19/09/2020 às 8:57
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Bares e restaurantes estão liberados para funcionar até meia-noite - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

Um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter foi registrado na noite dessa sexta-feira (18) próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, conjunto de ilhas pertencentes a Pernambuco, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Um forte tremor , de magnitude 6,5, já havia ocorrido na região no dia 30 de agosto de 2020.

Ainda de acordo com o LabSis/UFRN, o tremor aconteceu por volta das 21h43 e teve seu epicentro a aproximadamente 282 km a leste de São Pedro e São Paulo — dentro do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva instalada no arquipélago —, a 816 km a nordeste de Fernando de Noronha, 1.193 km de Natal e 1.338 km do Recife.

“Dada a magnitude e proximidade de São Pedro e São Paulo, embora não tenhamos informações até o momento, esse tremor certamente foi sentido pelo pessoal da base de pesquisa em São Pedro e São Paulo”, destacou o LabSis/UFRN em seu blog. Apesar de ser considerado forte, o terremoto não foi sentido pelos moradores do famoso arquipélago de Fernando de Noronha.

Sem risco de tsunami

O abalo sísmico foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). A estação mais próxima do epicentro é a estação de Riachuelo, da rede global GSN, operada pelo LabSis/UFRN, que alerta para a possibilidade de réplicas nas próximas horas ou dias, mas não há riscos de tsunami.

"Para que isso [tsunami] ocorra, de forma perceptível, teríamos de ter magnitude acima de 7.5 e o movimento na falha sísmica tem que ser do tipo reverso ou normal, o que causaria um levantamento ou afundamento brusco do soalho oceânico", diz o LabSis/UFRN.

REPRODUÇÃO/LABSIS/UFRN
De acordo com o LabSis/UFRN, o tremor aconteceu por volta das 21h43 e teve seu epicentro a aproximadamente 282 km a leste do arquipélago de São Pedro e São Paulo - FOTO:REPRODUÇÃO/LABSIS/UFRN

Comentários

Últimas notícias