PRESÍDIO

Com última morte, três detentos do Complexo do Curado, no Recife, foram baleados e mortos em 2020

Nessa quinta-feira, 24, um detento de 23 anos foi baleado e morto durante briga no Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 25/09/2020 às 11:54 | Atualizado em 25/09/2020 às 12:01
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
IRREGULARIDADE Preso que atirou tinha acesso a uma arma de fogo - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A morte do detento Bruno Daniel Barreto dos Santos, 23 anos, baleado nessa quinta-feira (24) durante briga dentro do Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), soma-se às estatísticas da plataforma Fogo Cruzado, que registou 21 pessoas baleadas dentro de presídios no Grande Recife em 2020. Destas, 3 morreram, todas do Complexo do Curado, que possui três unidades prisionais.  

» 40 anos do Complexo do Curado: uma bomba-relógio ativada

Segundo a a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a confusão no Pamfa aconteceu no pavilhão C da unidade e resultou em três detentos feridos, dois deles encaminhados ao Hospital Otávio de Freitas e outro à UPA. No hospital, Bruno não resistiu aos ferimentos no hospital e foi a óbito. Os demais envolvidos seguem internados e, posteriormente, serão encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), assim como, submetidos ao Conselho Disciplinar da unidade prisional. 

Segundo a polícia, os disparos foram provocados pela disputa do tráfico de drogas fora do presídio. As investigações apontam que os envolvidos eram comparsas, mas se tornaram rivais por causa do domínio do tráfico.

Precedentes

A primeira briga com morte em unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife, neste ano, aconteceu no dia 25 de janeiro, no presídio Frei Damião de Bozzano, também no Complexo. O detento morto se chamava John Lennon Brito da Silva. Além dele, outras cinco pessoas ficaram feridas. A confusão resultou na suspensão das visitas, seguida de protestos de familiares dos detentos por falta de informações. Eles atearam fogo em pedaços de pau e sacolas de lixo para fechar a rua da unidade.

No mesmo prédio, após uma briga, mais uma morte foi registrada no dia 11 de abril, além de outros cinco feridos. A confusão, que foi entre facções, aconteceu entre os pavilhões D e E do presídio, com troca de tiros, na qual o detento Gleison Estevão da Silva, de 22 anos, foi alvejado. Ele foi socorrido até o Hospital Otávio de Freitas, mas não resistiu. Os outros feridos foram para a enfermaria da unidade.

 

Comentários

Últimas notícias