RETOMADA

Fernando de Noronha inicia terceira etapa de volta às aulas presenciais

Os alunos tiveram a temperatura medida e realizaram a higienização das mãos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/10/2020 às 13:25 | Atualizado em 06/10/2020 às 14:28
Carol Vieira
São esperados cerca de 243 alunos divididos em várias turmas nos horários da manhã e tarde - FOTO: Carol Vieira

Nesta terça-feira (6) as aulas presenciais dos anos iniciais do fundamental (1º ao 5º ano) e o segundo grupo dos anos finais do mesmo nível (6º e 9º ano) começaram a ser retomadas na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREFM). Neste momento, a expectativa é de que mais de 200 alunos, divididos nos horários da manhã e tarde, voltem as salas de aula.

Com atividades suspensas desde março por conta da pandemia da covid-19, Noronha vem realizando a retomada de forma gradual desde o do dia 22 de setembro. Inicialmente, o retorno foi realizado por alunos do ensino médio, seguidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental (29/09) e iniciais do mesmo nível (06/10).

“Estamos muito felizes e orgulhosos em avançar mais uma etapa na retomada das aulas. A administração de Noronha junto à Secretaria de Educação e Esportes do Estado, tem tomado todas as decisões até aqui, primando pela segurança de todos os envolvidos no processo de educação. Desta vez, recebemos os alunos menores e, para isso, orientamos as crianças sobre os cuidados na prevenção de forma lúdica", disse a superintendente de Educação, Rúbia Uchôa.

A estrutura da EREFM segue o protocolo de prevenção ao novo coronavírus. Ao entrar na escola, os alunos tiveram a temperatura medida e realizaram a higienização das mãos. As cadeiras foram organizadas com distanciamento adequado entre elas e o refeitório com os bancos marcados. Além disso, os estudantes receberam folders com as orientações de segurança.

EDUCAÇÃO

Ao contrário da ilha, o estado de Pernambuco vive um impasse sobre a retomada às aulas presenciais.  Apesar da autorização do governo estadual de que alunos do ensino médio retornem as salas de aula, uma briga judicial envolvendo o Sindicato dos Professores da Rede Privada (Sinpro), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e a administração estadual trazem incertezas sobre a retomada.

Na tarde desta segunda-feira (5), a Justiça do Trabalho suspendeu a reabertura dos colégios privados. Nesta terça-feira (6), uma decisão semelhante expedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou a suspensão do retorno das aulas presenciais das escolas estaduais do estado.


NORONHA

A diferença nos protocolos adotados atualmente pela ilha podem ser explicados com as medidas de prevenção à covid-19 tomados no local. O turismo em Noronha foi suspenso no dia 21 de março, com o fechamento do aeroporto. Apenas em setembro, o arquipélago iniciou a reabertura, restrita a turistas que comprovaram terem sido curados da doença e, em tese, estavam imunes. Avançando no plano de convivência, o arquipélago de Fernando de Noronha será reaberto ao público geral no próximo sábado (10).


Quem desejar ingressar no local precisará respeitar critérios rígidos que incluem a testagem realizada 24h antes do embarque ou dia da viagem, isolamento até que o resultado do teste seja liberado, medição de temperatura e uso de máscara em locais públicos. Ao todo, Fernando de Noronha registrou 121 casos de covid-19. Dessas, 119 pessoas já tiveram cura clínica da doença.

Comentários

Últimas notícias