ATENDIMENTO

Profissionais de Educação e familiares poderão realizar testes contra coronavírus em Pernambuco

Para realizar o exame, é preciso fazer o agendamento pelo Atende em Casa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 06/10/2020 às 18:47 | Atualizado em 06/10/2020 às 19:22
Américo Santos/SEI
O atendimento acontecerá na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na Várzea, Zona Oeste do Recife - FOTO: Américo Santos/SEI

Em meio ao impasse da volta às aulas no Estado nas redes pública e privada, o governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (6) o início dos atendimentos no novo centro de testagem para covid-19, destinado a profissionais de educação e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Zona Oeste do Recife.

Serão ofertados dois tipos de exames, o RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo variar até o décimo dia, caso persistam os sintomas, e o teste rápido, indicado para casos em que o paciente apresenta o sintoma há mais de sete dias e com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas. 

Para fazer o exame, é preciso realizar o agendamento através do Atende em Casa. O centro contará com a capacidade diária de 200 atendimentos, feitos por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou que a testagem faz parte das novas medidas do plano de convivência com a covid-19. "Com a autorização da retomada das aulas presenciais, de maneira planejada, seguindo o protocolo para garantir a saúde de todos os envolvidos, devemos incorporar ao cotidiano o uso de máscara, o distanciamento social e o reforço da higiene pessoal e dos ambientes. Neste novo centro, estamos garantindo a testagem para todos da comunidade escolar que precisarem. No entanto, eles podem utilizar o centro exclusivo ou os demais administrados tanto pelo Estado quanto pelos municípios, que estão disponíveis para os estudantes e seus familiares", explicou o secretário.


Para o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, a parceria das secretarias traz satisfação. “Estamos muito satisfeitos em trabalhar nessa parceria entre as secretarias de Educação e Esportes e a de Saúde para constituir esse novo centro de testagem, agora, voltado para os profissionais da educação”, afirmou Fred.

CENTROS DE TESTAGEM

Além do Centro de Testagem da Secretaria de Educação e Esportes, outros dois também recebem o público e de forma espontânea. No Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o funcionamento através do sistema de drive-thru acontece todos os dias da semana, das 8h às 17h. Já no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste da cidade, o funcionamento é das 7h às 15h, de segunda a sexta.

A SES-PE também conta com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), na Boa Vista, centro do Recife. No Cefospe a marcação acontece através do Atende em Casa. O usuário precisa responder um questionário que irá indicar o tipo de teste e realizar o agendamento. Além do Cefospe, a marcação pode direcionar para serviços dos 178 municípios pernambucanos que aderiram à tecnologia.

RETOMADA

A abertura do centro de testagem para profissionais da educação acontece enquanto o estado de Pernambuco segue sem definição sobre a retomada às aulas presenciais. Apesar da autorização do governo estadual de que alunos do ensino médio retornem às salas de aula, uma briga judicial envolvendo o Sindicato dos Professores da Rede Privada (Sinpro), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e a administração estadual trazem incertezas sobre a retomada.


As aulas presenciais no ensino básico estão suspensas no estado desde o dia 18 de março. Na segunda-feira (5), os professores da rede estadual de ensino deflagraram greve e decidiram não voltar as aulas presenciais, apesar da liberação do estado. Na tarde do mesmo dia, a Justiça do Trabalho suspendeu a reabertura dos colégios privados. Já nesta terça-feira (6), uma decisão semelhante foi expedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinando a suspensão do retorno das aulas presenciais das escolas estaduais do estado.

 

Comentários

Últimas notícias