PELOS CORREIOS

Terceiro pacote com sementes misteriosas vindas da China chega a Pernambuco; PF faz alerta

Já foram registrados três recebimentos do gênero no Estado. Enquanto no Brasil, ao todo, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 08/10/2020 às 11:33
Notícia
Divulgação/PF
As sementes são supostamente enviadas da China - FOTO: Divulgação/PF
Leitura:

Sementes misteriosas, enviadas pelos Correios, chegaram ao Grande Recife na última quarta-feira (07). Na terça (6), o governo federal já tinha informado que fungos, ácaros e possíveis pragas foram encontradas nestes pacotes que estão sendo enviados desde agosto para diversas partes do país. Em Pernambuco, este já é o terceiro caso registrado, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A embalagem que chegou na quarta em Pernambuco, foi endereçada à uma casa no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e teria sido enviada da China, segundo informações cedidas pela Mapa. Além deste caso, um pacote semelhante também chegou no município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, e outro em Barreiros, na Zona da Mata. 

Divulgação/PF
As sementes são supostamente enviadas da China - Divulgação/PF
Divulgação/PF
As sementes são supostamente enviadas da China - Divulgação/PF

Tais pacotes estão sendo enviados supostamente de quatro países da Ásia, e chegam nas residências sem terem sido solicitados, junto com compras feitas pela internet. Além do Brasil, moradores dos Estados Unidos e Canadá também têm recebido as sementes.

Em nota, a Polícia Federal em Pernambuco informou que, ao todo, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados do país e no Distrito Federal. A análise deste material está sendo realizada no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, referência no país, e os resultados devem ser detalhadas em 30 dias.

A reportagem do JC tentou fazer contato com o Consulado-Geral da República Popular da China em Recife, para questionar seu o posicionamento em relação aos presentes acontecimentos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O que fazer se receber o pacote

A Polícia Federal orienta as pessoas que receberem este tipo de pacote a não abri-los ou manuseá-los. Por serem elementos "misteriosos", podem trazer pragas, fungos e bactérias, mesmo em pequenas quantidades. Além disso, as sementes podem ter sido tratadas com algum elemento químico ou produto tóxico. Os pacotes devem ser imediatamente encaminhados para uma unidade do Mapa. Em Pernambuco, o ministério fica localizado na Avenida General San Martin, nº 1000, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da cidade. Quem preferir entrar em contato com a unidade pode fazer através dos números (81) 3326.8540 ou (81) 3326-8541.

Comentários

Últimas notícias