segunda chance

Reeducandos do sistema prisional de Pernambuco preparam brinquedos de parques do Recife para Dia das Crianças

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb)

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 08/10/2020 às 15:52 | Atualizado em 08/10/2020 às 16:13
DIVULGAÇÃO
Os apenados exercem atividades em oito parques e 38 praças no Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a aproximação do Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), reeducandos do regime aberto e semiaberto prisional de Pernambuco realizam fabricação, pintura e conserto dos equipamentos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

No total, 11 reeducandos têm trabalhado para que as crianças possam utilizar os equipamentos, incluindo os que são usados por crianças portadoras de deficiência. No Parque Treze de Maio, localizado no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, por exemplo, existem três balanços de modelos diferentes, assim como na Jaqueira, além de mais duas gangorras em cada local.

"Gosto muito do trabalho que exerço hoje, porque vejo a alegria nos olhos das crianças quando chegamos nas comunidades para colocar os brinquedos", disse o reeducando Gilmar Barbosa, de 38 anos. Ele trabalha na oficina de brinquedos, em que sua função é levar os brinquedos para praças de comunidades, assim como também retirá-los e fazer a sua manutenção.

"Esse trabalho tenho como fundamental para minha vida e para minha renda familiar, pois é de onde tiro meu sustento. Minha esposa está gestante e tenho mais cinco filhos, em que os ensino a conservar os brinquedos", explicou Gilmar, que está egresso no serviço há seis anos.

De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o índice reincidência de reeducandos que trabalham não ultrapassa 1%.  Para ele, estimular essas práticas é permitir que essa população consiga traçar novos caminhos.

O grupo que trabalha na oficina e nos parques tem experiência em diversas áreas, como pedreiro, serralheiro e soldador, segundo o gestor de Equipamentos de Parques e Praças do Recife Luís Carlos de Abreu e Lima Filho.

Espaços preparados para o Dia das Crianças

Os apenados exercem atividades em oito parques e 38 praças no Recife e, entre os espaços preparados para o dia 12 de outubro, estão: as Praças João Pessoa de Queiroz, no bairro dos Torrões; Ayrton Sena, no Ibura; Rio, Céu, Azul, na comunidade do Papelão, em Boa Viagem; e os parques 13 de Maio e da Jaqueira.

Os reeducandos do regime aberto e livramento condicional também atuam na limpeza de parques e praças da cidade. Ao todo são 50 nesse serviço. 

Comentários

Últimas notícias