MEIO AMBIENTE

Na Semana Municipal do Lixo Zero, posto de coleta no Parque da Jaqueira recolhe lixo eletrônico

Instalado no Econúcleo Jaqueira, gerido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o posto de coleta irá receber pilhas, baterias, aparelhos de celular, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras e outros itens danificados ou em desuso

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 21/10/2020 às 11:48 | Atualizado em 21/10/2020 às 11:48
Divulgação/ Marcos Pastich / PCR
Iniciativa tem como objetivo incentivar a população a descartar corretamente o lixo eletrônico - FOTO: Divulgação/ Marcos Pastich / PCR

Entre os dias 26 e 30 de outubro, com o objetivo de estimular a redução do lixo destinado aos aterros sanitários de todo o país, o Recife se dedica à "Semana Municipal do Lixo Zero", iniciativa fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil. A gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza uma campanha de coleta de equipamentos eletrônicos inutilizados pela população recifense, já que o descarte deste tipo de material exige determinados cuidados específicos. 

Instalado no Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, o posto de coleta irá receber pilhas, baterias, aparelhos de celular, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras e outros itens danificados ou em desuso. Todos os itens descartados serão destinados à empresa Reeecicle, que reaproveitará o material de forma sustentável. O descarte poderá ser feito por qualquer pessoa, das 08h às 12h, durante o período de vigência da campanha. 

Por conter produtos tóxicos altamente poluentes em sua composição, o lixo eletrônico não pode ser descartado junto ao lixo comum, descartado diariamente. Além de mercúrio, chumbo e fósforo, tais materiais (processadores, capacitores e baterias) contém o cádmio, elemento químico cujo acúmulo no organismo pode acarretar em diversos problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares.

“Atualmente, é cada vez maior o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos pelas pessoas todos os dias e esses equipamentos acabam se tornando lixo eletrônico. A coleta desse material é uma ação de grande importância para o município. Esses equipamentos contaminam o meio ambiente por muitos anos se descartados de forma errada. Por isso, precisamos destiná-lo adequadamente para manter nosso ecossistema saudável”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Materiais que podem ser descartados no ponto de coleta: 

  • Computadores (funcionando ou não);
  • Celulares, smartphones e tablets;
  • Peças de computador em geral;
  • Eletroeletrônicos em geral;
  • Notebooks, MACs, All-in-On.

Comentários

Últimas notícias