Um homem de 34 anos morador do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, foi autuado em flagrante por policiais civis da Delegacia do Idoso (DPID) pelos crimes de maus-tratos e retenção de cartão de benefício de pessoa idosa, que cometeu contra sua mãe, de 70 anos.
A vítima é cadeirante e apresenta sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela morava em meio a ratos e muito lixo, além de não tomar banho há dias. A idosa também era abandonada nos fins de semana, quando ficava em casa, trancada, defecada, sozinha e no escuro. Ela não possuía condições de sair da cama e a casa não tem energia elétrica. "Ela foi encontrada em uma situação deplorável: a cama era repleta de cupins e formigas, as costas delas estava cheia de picadas e sua alimentação era misturada com fezes de rato", disse a delegada da DPID Tereza Nogueira.
De acordo com a delegacia, as denúncias chegaram aos policiais por meio de compartilhamento da comunidade local, via WhatsApp, de fotos e vídeos da idosa, em situação de maus-tratos. O fato ocorria há meses.
- Polícia prende suspeito de praticar crimes violentos em Olinda durante operação
- Polícia apreende veículos por transporte clandestino com destino à Feira da Sulanca, no interior de Pernambuco
- Operação da Polícia Civil mira suspeitos de homicídios, tortura e tráfico de drogas no Grande Recife
- Facção alvo de megaoperação da Polícia foi responsável por chacina que aterrorizou Ipojuca
No local, também não existia alimentos em condições de preparo ou medicação adequada às condições de saúde da mulher, que não lembrava a última vez que foi ao médico ou realizar exames. Sua alimentação era fornecida por uma voluntária, que denunciou e testemunhou contra o filho da idosa, que está desempregado.
Segundo a DPID, ao ser questionado sobre o cartão do benefício da idosa, o autuado informou que o objeto “encontra-se empenhado com um agiota”, o que para a polícia deixou claro que ele também se apropriava dos proventos da genitora em benefício próprio.
Os policiais também afirmaram que, no percurso até esta especializada, a idosa se deslumbrou com a luz do sol, as árvores e prédios da cidade. Após as formalidades legais, a vítima foi acolhida em um abrigo na Zona Norte da capital pernambucana, onde passa bem. "Já recebemos vídeos dela sorrindo, dizendo que está limpa, que tomou banho, que está cheirosa, com a fralda trocada", declarou a delegada.
O autuado foi apresentado para Audiência de Custódia, em que foi solto.
Crime de maus-tratos contra idosos
O crime de maus-tratos é previsto no Estatuto do Idoso. O crime demanda várias ações, como falta de higiene, limpeza pessoal, falta de assistência médica, além de falta de alimentação adequada. No caso específico da idosa, todas as situações foram constatadas, segundo a DPID.
Comentários